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93% das MPEs acreditam que novas formas de pagamento é fundamental para crescimento

Por: Redação, ⌚ 28/01/2022 às 20h04 - Atualizado em 28/01/2022 às 20h06

Estudo mostra ainda que 96% das pequenas empresas brasileiras dizem que sobreviveram à pandemia graças às vendas online e hoje, quase 50% do seu faturamento vem do e-commerce


À medida que a Visa dá continuidade à sua meta de habilitar digitalmente 50 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs), a nova edição do estudo global “Visa Back to Business – 2022 SMB Outlook” revela que 97% dos consumidores brasileiros pretendem continuar usando pagamentos digitais tanto quanto, ou até mais, do que em 2021. Além disso, para 93% das MPEs brasileiras pesquisadas, aceitar novas formas de pagamento é fundamental para seu crescimento, sinalizando que os pagamentos digitais não são mais um meio de se reinventar e sobreviver, mas de crescer em um mundo de novas realidades digitais.


“Os pagamentos deixaram de ser um simples meio de completar uma venda. Eles ajudam a criar uma experiência simples e segura que reflita a marca em todos os canais e ofereça utilidade à empresa e seus clientes”, diz Jeni Mundy, head global de Merchant Sales e Acquiring da Visa.


O estudo deste ano pesquisou pequenos empresários e consumidores de nove países, incluindo o Brasil, e revelou um consenso de que a perspectiva para 2022 é de otimismo e planos para aumentar ainda mais a digitalização:


O caminho para as MPEs em 2022


2022 traz otimismo: 97% das MPEs brasileiras se dizem otimistas com o futuro do seu negócio – o maior nível de otimismo registrado nos estudos Visa Back to Business até o momento.


Acelerando em direção a um futuro sem dinheiro de papel: a maioria das pequenas empresas brasileiras (58%) disse que já opera ou pretende operar totalmente sem dinheiro em espécie nos próximos dois anos. Elas chegarão a esse futuro antes dos consumidores brasileiros – 50% diz que pretende abandonar totalmente o uso de dinheiro em espécie nos próximos dois anos.


As MPEs estão abraçando os pagamentos digitais – inclusive as criptomoedas: 92% dos pequenos empresários brasileiros disseram que planejam aceitar alguma forma de pagamento digital em 2022, incluindo criptomoedas (32%) e pagamentos por aproximação (52%).


O e-commerce impulsionou os negócios: 96% das pequenas empresas brasileiras com presença online dizem ter sobrevivido à pandemia graças ao e-commerce, que respondeu por 53%, em média, do faturamento¹.


• Segundo os pequenos empresários brasileiros, em 2022, as melhores oportunidades para alcançar novos clientes são investir mais em marketing (53%), aumentar a presença na mídia social (46%) e aceitar novas formas de pagamento (45%).


Os consumidores dão o tom em 2022


Carrinhos de compras abandonados na vida real (IRL): considerando que 53% dos consumidores brasileiros disseram que já abandonaram uma compra porque o vendedor não aceitava pagamentos digitais, continuar aumentando a aceitação de pagamentos digitais é uma decisão sensata por parte das MPEs;


• Entre os consumidores brasileiros, 76% disseram que, devido à pandemia, passaram a dar preferência aos pagamentos digitais, mudando sua forma de comprar;


• Em 2022, 91% dos consumidores brasileiros planejam comprar tanto quanto, ou até mais, de pequenas empresas.

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