>> Varejo

Pague Menos implementa assistente virtual para agendamento de testes para covid-19

Por: Redação, ⌚ 04/03/2022 às 14h32 - Atualizado em 04/03/2022 às 14h32

Ferramenta é capaz de fazer agendamentos e fornecer informações sobre os diferentes tipos de testes de covid-19, identificando, pelo endereço cadastrado na assistente virtual, a loja mais próxima onde os testes podem ser realizados


A Pague Menos se tornou a primeira do varejo de farmácias a fazer uso da Alexa, a assistente virtual da Amazon, para agendamento e informações de testes de covid-19. Idealizado a partir de um desafio a um parceiro de tecnologia, o uso da assistente virtual Alexa ocorreu em uma conversa sobre prospecção de inovação.


“Naquela reunião de apresentação de novas tecnologias, fiz uma provocação, imediatamente ‘comprada’ pelo parceiro, que detém a tecnologia. A skill então foi desenvolvida nesta parceria pelo time do pmenosLab. Assim nascem as boas inovações, ideias que se somam”, conta Joaquim Garcia, VP de TI e Transformação da Pague Menos.


A skill (habilidade) foi desenvolvida pelo pmenosLab, o braço de inovação e transformação digital da Pague Menos. Ela é capaz de fazer o agendamento e fornecer informações sobre os diferentes tipos de testes de covid-19, identificando, pelo endereço cadastrado no device Alexa, a loja mais próxima onde os testes podem ser realizados.


Para usar esta facilidade, é preciso inicialmente ativar a skill no aplicativo da Amazon Alexa e vincular à sua conta de acessos o site da rede de farmácias. E pronto, basta o usuário dizer à assistente virtual: “Alexa, abrir Pague Menos” e começar a interagir com a assistente de maneira conversacional que o direcionará sobre as opções de ações disponíveis.


Agendamento de teste de covid-19


Ao optar pelo agendamento de teste para covid-19, a Alexa informará os serviços disponíveis e localizará as lojas da Pague Menos mais próximas ao endereço cadastrado no perfil, informando as opções de dias e horários disponíveis.


Ainda é possível entender um pouco sobre os diferentes tipos de exames de covid-19. Escolhida a loja, dia e horário, o agendamento é confirmado via e-mail e registrado um lembrete no dispositivo para alertar o cliente duas horas antes de horário agendado.


“A Skill Alexa Pague Menos, a primeira skill desenvolvida pelo pmenosLab, é um produto diferenciado. E em conjunto com a VIDA, nossa assistente de inteligência artificial de atendimento ao cliente, reforçam nosso desejo de oferecer cada vez mais e melhores opções de acesso aos nossos clientes, simplificando sua jornada.

>> Panorama