>> Destaque

Banco Carrefour aposta em análise de dados para acompanhar jornada do cliente

Por: Redação, ⌚ 03/09/2021 às 15h54 - Atualizado em 03/09/2021 às 17h23

Acesso a informações quase em tempo real ajudaram a empresa a aumentar as vendas de seguros em 20% já na primeira semana


Com o compromisso de transformar serviços financeiros em experiências e crédito em qualidade de vida aos clientes, o Banco Carrefour recorreu à análise de dados para apoiar as tomadas de decisões de negócio, desde aquelas mais relacionadas às áreas de back office até outras relacionadas à gestão da jornada do cliente.


A gestão orientada a dados permitiu aos gestores e times internos terem acesso às informações que mostram indicadores de desempenho de várias áreas e projetos em andamento. Hoje, o Banco Carrefour tem acesso às informações, quase em tempo real, sobre as vendas e ativação dos cartões e seguros nos mais de 100 hipermercados Carrefour espalhados pelo Brasil.


A facilidade de acessar as informações da operação a qualquer momento ajudou o Banco Carrefour a aumentar as vendas de seguros em 20%, já na primeira semana. O uso da tecnologia também possibilitou a unificação dos dados de várias áreas e grupos de trabalho, acabando com as divergências de informações na empresa.


“Com uma gestão orientada a dados juntamente com processos de segurança e governança, a empresa, hoje consegue ser mais assertiva nas suas decisões para atrair, conquistar e encantar clientes”, revela Roberto Sadami Ikegami, CDO e CRO do Banco Carrefour.


Todo o time de liderança do Banco Carrefour, além de áreas e squads como aquisição, risco, portfólio e campanhas consomem os dados analisados e gerados pela solução da MicroStrategy, fornecedora de software de BI e Analytics. “Ele é a nossa central de informações para a tomada de decisões”, resume Sadami.


Gestão de vendas mais ágil 


Diante da importância em ter a operação da instituição financeira funcionando como um motor para alavancar as vendas e ajudar a melhorar cada vez mais a experiência de seus clientes, o Banco Carrefour se transformou internamente para se tornar totalmente digital e cada vez mais orientado a dados.


Com o Microstrategy, os dados da operação comercial das equipes de vendas do banco nas lojas do Grupo Carrefour Brasil e Atacadão são consolidados em dashboards (painéis) e relatórios automáticos que são disparados para o e-mail dos gestores. Além disso, os gestores e a diretoria do Banco Carrefour têm acesso a relatórios que mostram um retrato confiável dos números das vendas nacionais do dia anterior.


Já na versão Microstrategy mobile, que é usada pelos gerentes das lojas, é possível visualizar, por exemplo, quantos cartões e seguros foram vendidos por cada loja, o alcance das metas, comparações entre regiões e outras informações que auxiliam na tomada de decisão. Essas informações são atualizadas pelo sistema a cada quinze minutos (near real time).


Essa funcionalidade trouxe maior agilidade no processo de decisão, suportando adequações na estratégia da força de vendas em um menor espaço de tempo, como ampliar a presença de vendedores em um determinado horário e até mesmo permitir que o gestor acompanhe de forma mais ágil o andamento dos resultados das lojas que estão sob sua supervisão.


“O BI transformou a cultura interna da companhia, tornando sua gestão de vendas e de indicadores de negócio ainda mais eficientes com a fácil visualização dos dados da operação”, afirma Diego Keller, Vice-Presidente da MicroStrategy para América Latina.


Acompanhamento da jornada do cliente


Com os dados corporativos organizados e centralizados no Microstrategy, um dos principais projetos baseados em dados criado pelo Banco Carrefour foi o Portal de Informações Corporativas, uma espécie de intranet que contempla praticamente todas as informações da empresa. Nele, foi incorporado o Portal das Tribos, que tem como propósito suportar a gestão da jornada do cliente em todas as etapas, iniciando por Aquisição, Onboarding e evoluindo para as etapas de Uso e Engajamento, Atendimento e Retenção.


As informações que são disponibilizadas no portal, passam por processos de governança e segurança, garantindo a confiabilidade dos dados. Acessando o Microstrategy, as tribos, representadas por um conjunto de squads, compartilham os indicadores de desempenho que são de sua responsabilidade. Essas informações ficam visíveis para as demais equipes que podem aproveitá-las em suas iniciativas.


“Toda a engrenagem de entendimento, investigação e identificação de oportunidades, tem a mesma dinâmica em todas as etapas que contemplam a jornada do cliente, promovendo assim, ações e tomada de decisões cada vez mais assertivas, fortalecendo o nosso objetivo em oferecer uma melhor experiência aos nossos clientes”, conclui Andreia Tavares da Rocha, gerente de Engenharia de Dados do Banco Carrefour. 

>> Panorama