>> Serviços

Startup usa IA para criar teste gratuito de orientação vocacional

Por: Redação, ⌚ 05/11/2021 às 11h21 - Atualizado em 05/11/2021 às 11h21

Ferramenta inteligente auxilia quem precisa definir qual carreira seguir através de uma análise de competências comportamentais


Vislumbrar o futuro profissional talvez seja o maior dilema do jovem que concluiu o Ensino Médio. Por isso, a Galena foi buscar na tecnologia a ajuda para trazer mais clareza para quem está em busca da carreira que mais combina com os objetivos pessoais e profissionais. A startup acaba de disponibilizar em seu site um teste gratuito de orientação vocacional, elaborado a partir de inteligência artificial. 


A consulta considera a análise de competências comportamentais (por exemplo: colaboração), competências técnicas (por exemplo: raciocínio lógico) e competências específicas a cada possível carreira (por exemplo: oratória para uma carreira em vendas). Com uma devolutiva prática e rápida, o teste permite reconhecer os próprios talentos, oferecendo um leque de opções das áreas que mais combinam com o perfil. A avaliação tem foco, principalmente, nos estudantes da rede pública de ensino, jovens de 18 a 24 anos.


“Alguns jovens saem da escola sem a perspectiva de qual área seguir, mas com a necessidade de se inserir no mercado de trabalho. Falta, muitas vezes, a oportunidade para saber quais as opções de profissões e quais carreiras de futuro existem. A defasagem já está na largada, pois a gente só sonha com o que a gente vê. E se tudo que a gente vê é limitante, não consegue sonhar mais longe”, explica Rodrigo Dib, co-founder da Galena.


Rodrigo comenta ainda que embora não seja necessariamente a resposta decisiva, a orientação vocacional não só auxilia os jovens a tomarem uma decisão assertiva, mas também pode ser uma ferramenta para as organizações entenderem mais os seus funcionários ou candidatos a uma determinada vaga de emprego ou formação.

>> Panorama