>> Serviços

Com tecnologia, Komeco garante 100% de melhoria nos processos de fretes

Por: Redação, ⌚ 18/03/2022 às 14h44 - Atualizado em 18/03/2022 às 15h43

Empresa conseguiu garantir maior segurança do cumprimento das tarifas acordadas através dos recursos de simulação de fretes e auditoria de faturas


A Komlog começou a avaliar a busca por uma solução que promovesse a transformação digital dos seus processos logísticos. A necessidade surgiu porque a empresa já operava com um número considerável de transportadoras, e, portanto, com faturas de frete que chegavam em formulários impressos.


O controle e a conferência dessas faturas eram feitos com planilhas de cálculo. Além disso, a maioria das tabelas eram elaboradas por percentual sobre o valor da venda, somados aos demais elementos de custo como gris, ad-valorem e pedágio.


Para trabalhar seu portfólio de aproximadamente 14 mil itens de produtos e cerca de 118 mil clientes, a empresa conta com uma forte estrutura logística e operacional, que atua por todo o Brasil. Ao todo opera com uma demanda média de 265 notas embarcadas por dia.


Desafio logístico


De acordo com Danielle Leal Hilário, Analista de Logística da Komlog, antes da automatização promovida pelo GKO FRETE, a gestão de transportes na Komlog ocorria informalmente, via e-mail e planilhas.


“Ocorrências como problemas na entrega de produtos eram registradas quando uma transportadora ou representante das marcas relatavam. Esse cenário levou o departamento de logística a avaliar a adoção de um sistema que promovesse uma transformação tecnológica em seus processos, no desempenho do atendimento ao cliente e na relação com as transportadoras”, comenta Leal.


Para ajustar sua atuação logística, a Komlog optou por inserir a GKO FRETE em sua operação e com isso garantiu ganhos como segurança do cumprimento das tarifas acordadas devido ao volume embarcado – em torno de 5.000 notas por mês – através dos recursos de simulação de fretes e de auditoria de faturas.


A auditoria de fretes também promoveu integração e automatização no tráfego de EDI em 100% com todas as transportadoras, contabilização do CTE no dia seguinte do embarque mediante integração do EDI e cálculo automático, todos os documentos contabilizados dentro da competência e a otimização de tempo na rotina dos colaboradores.


“Consideramos o GKO FRETE um sistema completo, que proporciona resultados coerentes para tomada de decisão e que otimiza a operação no aspecto custo e de equipe de profissionais para gerir uma “Conta Frete”. Isso atende ao desafio constante de conciliar menor custo de frete com a maior eficiência possível e atender às expectativas de todos os stakeholders”, destaca Analista de Logística da Komlog.

>> Panorama