>> Serviços

Inteligência artificial facilita troca de informações entre empresas e contadores

Por: Redação, ⌚ 13/04/2022 às 17h16 - Atualizado em 13/04/2022 às 17h16

Por meio de integrações entre sistemas, profissionais contábeis podem ter acesso de forma 100% automatizada aos dados do cliente


A troca de informações entre o empreendedor e o profissional contábil que o atende é essencial para que o negócio atenda às exigências contábeis e tributárias e se mantenha financeiramente saudável. Esse processo, realizado mensalmente, exige tempo e, em diversos casos, esforço manual, como digitação e manipulação de planilhas, o que pode gerar erros e até mesmo atraso no cumprimento de prazos estabelecidos, seja pelo município, estado ou pela federação.


Neste cenário, a tecnologia tem sido uma facilitadora na relação entre os donos de negócios e os contadores. Isso porque, por meio de inteligência artificial, já é possível que os profissionais contábeis acessem de forma 100% automatizada os dados de seus clientes.


“O mercado de contabilidade tem passado por grandes mudanças, impulsionadas, principalmente, pela transformação digital. O que vai de encontro com as necessidades das empresas, que investem em soluções tecnológicas que sejam capazes de melhorar seu negócio”, explica Reginaldo Stocco, CEO da vhsys.


Recentemente, a vhsys fechou uma parceria com a Ottimizza, que tem como objetivo aumentar a produtividade dos escritórios contábeis. Com a novidade, a plataforma de gestão empresarial passa a ser integrada a mais de 40 softwares contábeis. “Nós unimos as duas tecnologias para proporcionarmos soluções cada vez mais automatizadas ao setor de contabilidade. O objetivo é facilitar o dia a dia dos empreendedores e profissionais contábeis, ao eliminarmos cada vez mais os trabalhos manuais e repetitivos”, complementa Stocco. 


Com a integração entre sistemas e uso de inteligência artificial, é possível transformar dados financeiros das empresas em informações contábeis prontas com contas de débito, crédito e seu respectivo histórico contábil, entre outras. Além disso, elimina-se a necessidade de parametrizar contas, buscar dados, manipular planilhas ou digitar lançamentos, ganhando mais tempo em processos, muitas vezes, considerados burocráticos. 


De acordo com Ricardo Machado, co-fundador da Ottimizza, as tecnologias estão trazendo um novo conceito para as relações entre os escritórios de contabilidade e seus clientes. “Uma das principais dores dos profissionais de contabilidade são os esforços em solicitar dados financeiros de seus clientes e ter essas informações em tempo hábil. Na prática, as tecnologias da vhsys e da Ottimizza, juntas, fazem com que todo o processo contábil seja realizado de forma mais rápida, eliminando erros humanos de re-digitação ou interpretação de arquivos, garantindo que os dados financeiros cheguem automaticamente todo dia primeiro do mês”, conclui Machado.


>> Panorama