>> Serviços

IA e Biometria garantem a autenticidade do processo de habilitação para CNH

Por: Redação, ⌚ 25/06/2021 às 11h02 - Atualizado em 25/06/2021 às 11h02

Tecnologias permitem que os CFCs possam aplicar os exames remotos no período de restrições da pandemia da Covid-19


A Vsoft acaba de lançar o SuperPrático Exame Teórico, uma solução de alto desempenho que permite a realização do exame teórico – presencial ou remoto – para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) utilizando Inteligência Artificial e Biometria por reconhecimento facial para autenticação dos candidatos e no acompanhamento de movimentos durante a realização da prova, visando detectar comportamentos duvidosos através de sensores inteligentes.


A solução está em conformidade com as determinações do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e contribui para resolver um dos desafios deste período de distanciamento social da pandemia da Covid-19: permitir que os exames realizados nas unidades do DETRAN possam acontecer nos Centro de Formação de Condutores (CFC), em pequenos grupos de candidatos para acelerar o processo de qualificação para a CNH, e dessa forma elevando o número de candidatos atendidos.


O SuperPrático Exame Teórico é uma plataforma online em nuvem que fornece uma poderosa tecnologia que atua em todas as etapas do processo de certificação dos condutores e automatiza a aplicação do exame teórico acompanhado do monitoramento inteligente dos movimentos do candidato na frente do computador em que a prova está sendo realizada, garantindo a autenticidade e lisura do processo.


“A plataforma oferece a segurança que o candidato necessita sem ter que se preocupar com questionamentos legais devido a falhas técnicas durante o processo de avaliação de competência”, comenta Daniel Targino, diretor comercial Vsoft.


O SuperPrático Exame Teórico possui recursos avançados para a integração dos dados do exame para o sistema do Detran, através de ambiente com transmissão segura, criptografia de ponta a ponta e armazenamento dos dados em nuvem conforme determina a legislação.


A tecnologia também permite executar provas em diferentes níveis de dificuldade e de personalização, a partir dos gabaritos oficiais fornecidos pelo órgão oficial regulador de trânsito. Toda a análise é feita com a utilização dos algoritmos disponíveis na plataforma de biometria e IA na nuvem BioPass ID da Vsoft.

>> Panorama