>> Serviços

GJC aposta em tecnologia para monitorar Bancos de Dados

Por: Redação, ⌚ 27/07/2020 às 11h28 - Atualizado em 27/07/2020 às 14h39

Afiliado da Rede Globo na região Centro-Oeste do país, implementa a solução Spotlight on SQL Server Enterprise e aumenta a produtividade na gestão do ambiente de TI


O Grupo Jaime Câmara (GJC) contratou as soluções da Quest Software para ampliar a assertividade do monitoramento dos seus bancos de dados e reduzir o tempo gasto com diagnóstico e desempenho das soluções do seu ambiente de TI.


De acordo com o coordenador de Sistemas do setor de Tecnologia da Informação do GJC, Gilcimar de Deus, a companhia foi ao mercado em busca de uma solução mais robusta para monitorar seus Bancos de Dados.


A ferramenta permite monitorar toda a infraestrutura de virtualização, facilitando a configuração com modelos, alertas automatizados e ações personalizáveis. A solução possibilita também a redução do tempo gasto no combate a desastres ao diagnosticar os problemas de desempenho do Banco de Dados, seja no acesso ao histórico ou em tempo real.


“Tínhamos uma ferramenta que já não atendia mais as nossas demandas, em razão do nosso crescimento. Nossa operação era considerada muito manual e precisávamos de uma solução mais robusta e automatizada. Todo o processo de operação e gestão dos Bancos de Dados estava nos tomando muito tempo e havia muita demora para rastreio de erros e aplicações, verificação de número de logs, nos demandando muita energia para resolver erros no data base”, avalia o coordenador de TI do GJC.


Segundo o executivo, ao implementar a ferramenta Spotlight on SQL Server Enterprise da Quest, foi possível gerenciar ambientes do SQL Server, e ao mesmo tempo obter a visibilidade do sistema operacional (Windows ou Linux). 


“Já sentimos nos primeiros dias de utilização da solução a diminuição de tempo de backup, o que fez melhorar nossa produtividade consideravelmente. Uma demanda corriqueira que demorava de 15 a 20 minutos, por exemplo, hoje estamos fazendo em apenas um minuto. Além disso, temos dados confiáveis de quanto cada aplicação que rodamos está consumindo, quem são os usuários logados, em qual máquina e com informação confiável para corrigir ou mitigar falhas. Fora essas inúmeras vantagens, a relação do custo-benefício da tecnologia também é um fator relevante a se considerar na aquisição do produto, que pode ser considerado muito aderente à nossa realidade”, reforça o gestor de TI.


O GJC é afiliado da emissora carioca nos estados de Goiás e Tocantins, e conta com unidades nos Estados de Goiás, Tocantins, além do Distrito Federal. Possui uma das maiores plataformas de crossmedia do Brasil, com destaque para o jornal O Popular, além da Rede de TV Anhanguera, atingindo a maior cobertura nos municípios goianos (82%) e tocantinenses (86%).

>> Panorama