Edit Content

Menu

3004976 (1)

Enel adota realidade virtual para treinamento de eletricistas

Enel adota realidade virtual para treinamento de eletricistas

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Nova sala no Centro de Treinamento permitirá imersão em cenários próximos à realidade diária dos profissionais. Uso de tecnologia ainda tem como objetivo aumentar o nível de conhecimento técnico do trabalho em campo e manuseio dos equipamentos


A Enel Distribuição São Paulo acaba de inaugurar uma nova sala de realidade virtual para o treinamento de eletricistas. O local foi instalado no Centro de Treinamento da concessionária em Guarapiranga, na Zona Sul da Capital Paulista. O novo espaço permitirá aos profissionais da companhia uma imersão em cenários próximos à realidade diária da operação de uma rede elétrica, simulando situações de perigo e adversidades dentro de um ambiente controlado.


Com uma carga horária estimada em 8 horas, o treinamento em realidade virtual irá compor a trilha de desenvolvimento dos eletricistas da concessionária. Atualmente, os colaboradores são submetidos a uma série de capacitações técnicas, teóricas e práticas, que são feitas todos os anos para qualificação e aprimoramento nas atividades em Redes de Distribuição Elétrica na concessionária.


O uso da realidade virtual tem por objetivo aumentar o nível de conhecimento técnico do trabalho em campo e manuseio dos equipamentos, por meio de aprendizagem ativa e da personalização do nível de complexidade das ações em campo, simulando as atividades de risco e algumas situações inesperadas. Deste modo, a nova sala irá contribuir para ampliar a segurança na execução dos trabalhos pelos eletricistas.


Além de melhorar o nível de capacitação, o treinamento em realidade virtual será usado pela companhia para testar a aptidão dos profissionais para as atividades, identificando os eletricistas mais aptos para executar cada uma das tarefas existentes. Todas as ações buscam contribuir para reduzir os erros humanos e os comportamentos inseguros e mitigar riscos e acidentes, melhorando o nível de excelência operacional dos ativos.


Durante o treinamento em realidade virtual o eletricista opera o equipamento por meio de um controle em cada uma das mãos e um óculos de realidade virtual. O exercício é exibido para outros colaboradores presentes no local por meio de uma televisão. A sala virtual tem a capacidade de treinamento para 16 colaboradores ao dia. Porém, devido aos protocolos adotados pela Enel Distribuição São Paulo durante a pandemia do novo coronavírus, o número precisou ser reduzido para 9 pessoas para seguir as recomendações sanitárias.


Hoje em dia, os colaboradores têm à disposição dois cenários para treinamento, que simulam as atividades em linha viva e de manobra subterrânea. A distribuidora ainda está construindo mais dois cenários inovadores, entre eles a substituição de medidores convencionais por medidores inteligentes. Em 2021, a previsão é adquirir mais 30 equipamentos e desenvolver mais quatros cenários na Enel Brasil, sendo um deles a instalação dos medidores inteligentes do projeto Smart Meter.


Pioneirismo em realidade virtual


A inauguração da sala no Centro de Treinamento do Guarapiranga reforça a estratégia da Enel no uso da tecnologia para formação e treinamento de eletricistas ao redor do mundo. A realidade virtual já vem sendo empregada pelo grupo em países como Itália, Colômbia, Chile e Romênia. No Brasil, a empresa já conta com ambientes para realidade virtual em suas operações no Ceará, Goiás, Rio de Janeiro e agora duas em São Paulo – a sala previamente existente em São Paulo era para demonstração da tecnologia apenas.


Além da nova sala, a Enel Distribuição São Paulo firmou recentemente uma parceria com o SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo) para o desenvolvimento de pesquisa que prevê, além do óculos de realidade virtual, o uso de equipamentos com sensores biométricos. Esses dispositivos permitirão que a empresa monitore batimentos cardíacos, temperatura corporal e outros indicadores, compreendendo como a condição psicológica pode também influenciar na execução das atividades.


“A implementação desta plataforma de treinamento vai permitir o desenvolvimento dos nossos profissionais a partir dos dados coletados, aumentando a capacidade técnica, cognitiva e psicológica da equipe, para atingirmos cada vez mais profissionais competitivos e altamente qualificados no setor elétrico”, afirma a responsável por Novas Tecnologias e Inovação da Enel Brasil, Silvia Di Francisci.


A parceria com o SENAI-SP tem como meta implementar um “plano imersivo para desenvolvimento de colaboradores com tecnologias digitais”. A intenção é remodelar o plano atual de capacitação de colaboradores, inserindo a realidade virtual, a inteligência artificial e o uso de sensores biomédicos nos treinamentos de formação.