>> Serviços

Central de Serviços Online S.A investe em BI e otimiza produção

Por: Redação, ⌚ 14/01/2021 às 16h50 - Atualizado em 14/01/2021 às 16h50

Companhia implanta o BI para análise de dados e aprimora o processo de tomada de decisões, além da otimização da gestão corporativa


Com mais de uma década de atuação no mercado, a CSO (Central de Serviços Online S.A) atua na integração de sistemas, serviços de consultoria e logística com foco em registro de veículos, vistorias e inspeções veiculares junto aos órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. Com um volume de informações cada vez maior, a empresa implementou no setor de operações o Business Intelligence (BI) da Qlik para apoiar na análise dos dados e tomada de decisões a partir dos relatórios gerados, com suporte do Grupo Toccato, excelência em estratégia de dados e com expertise em transformar dados em decisões, e da Horus ITS, especializada em enxergar padrão nos dados para transformar a consciência das decisões. 


“Antes, nós tomávamos decisões baseadas em critérios subjetivos. Agora, só decidimos com base nas informações geradas pela ferramenta da Qlik, que transforma todos os números em uma base inteligente e objetiva. Dessa forma, conseguimos tomar decisões mais assertivas sobre as áreas e serviços em que devemos focar nossos investimentos”, conta Aline Lima, Diretora de Operações da CSO.


A plataforma Qlik otimiza a rotina de trabalho da empresa e melhora a dinâmica de atividades e gestão. Devido à grande quantidade de informações, a equipe de analistas da empresa, muitas vezes, levava o dia todo para produzir os relatórios. “Não precisamos mais parar a equipe inteira para poder produzir informações. Inclusive, consigo acompanhar os relatórios e tomar decisões durante as reuniões pelo próprio celular. A partir da base que disponibilizamos, a ferramenta consegue fazer cruzamentos e gerar dados estatísticos e de tendência”, explica Aline.


Danilo Andrade, Diretor da Horus ITS foi quem apresentou a Qlik à CSO. O executivo comenta que antes de implementar a solução foi preciso explanar a importância de investir em uma plataforma analítica mais completa. “A CSO vem aumentando o faturamento, otimizando seus processos de produção e consegue, a partir da análise dos dados, propor soluções mais assertivas para seus clientes e antecipar tendências do mercado”, aponta Danilo.


Como a CSO trabalha com várias unidades de negócio, os indicadores também trazem mais autonomia para os gestores responsáveis. Cada executivo pode examinar o resultado de sua unidade e entender, de forma mais objetiva, o impacto que cada unidade de negócio tem sobre as demais. Agilidade na obtenção dos indicadores, confiabilidade e segurança da informação, por meio do armazenamento na nuvem, são alguns dos benefícios proporcionados à CSO.


Para Guilherme Tavares, CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato, o uso de dados para subsídio da tomada de decisões nas companhias é importante e estratégico. “A base de dados contém uma série de informações importantes e valiosas sobre o negócio. Por isso, examinar essas bases, focar em dados que são relevantes e tomar decisões apoiadas em informações concretas é fundamental para as empresas, que podem, a partir disso, propor soluções mais assertivas. Além disso, conseguem obter resultados ainda melhores em faturamento e na otimização de seus serviços”, finaliza

>> Panorama