Edit Content

Menu

2708

Alliance One seleciona a Nap IT para implementar projeto de expansão e gerenciamento

Alliance One seleciona a Nap IT para implementar projeto de expansão e gerenciamento

Por oferecer uma equipe de especialistas em redes certificados pela Cisco, a Nap IT foi a empresa selecionada para otimizar a gestão de acesso à rede e cobertura Wi-Fi da empresa

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Com o objetivo de ampliar a abrangência da conexão e facilitar a gestão da sua rede sem fio, a Alliance One optou pela tecnologia Cisco Meraki. A escolha se deu por dois motivos principais: a matriz nos EUA já utiliza a solução com sucesso, o que ampliou a credibilidade pela escolha; e a Nap IT – Global Network Solutions é parceira amplamente certificada pela Cisco.

 

Seguindo à Política Global da Alliance One International, o processo iniciou com a abertura da licitação para a identificação e implantação da melhor tecnologia. Após a condução e recebimento das ofertas de diversas empresas, a proposta da Nap IT – Global Network Solutions foi a que trouxe mais consistência e sinergia com as necessidades do projeto.

 

O desafio era assegurar uma conexão mais acessível em pontos remotos da empresa, com matriz localizada em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, além de conferir maior estabilidade e qualidade de internet sem fio aos funcionários e visitantes. A implementação do Meraki – solução para o gerenciamento completo dos acessos à rede – foi realizada com sucesso e a meta da Alliance One foi conquistada junto aos serviços realizados pelo time de especialistas da Nap IT. Com o êxito do resultado, outros projetos já estão em andamento na empresa.

 

Desafio e estratégia para a modernização tecnológica

 

Por uma questão estratégica, a empresa até então atuava com os pontos de acesso próximos às salas de reuniões, deixando outras áreas descobertas. Além disso, o console de monitoramento não tinha bom desempenho e afetava o gerenciamento da rede. “Esse foi o momento de expandirmos e oferecer conexão wireless para todas as áreas. Por isso, necessitávamos de recursos de monitoramento mais simplificados para serem executados”, explica o supervisor de redes da Alliance One, Alexandre Torrel.

 

Para dar início ao processo de implementação, a Nap IT atuou em uma pesquisa on site e, com base nas avaliações, desenhou um projeto específico, que contemplava a instalação de equipamentos modernos em pontos estratégicos do ambiente, permitindo uma conexão confiável e estável.

 

“Com o apoio do Cisco Meraki, o processo de configuração dos novos equipamentos se tornou mais simples. Agora temos um template para nos basearmos. Só é preciso enviar os equipamentos para os locais onde serão instalados e conectá-los à rede, automaticamente eles serão configurados pela plataforma de gerenciamento na nuvem. Isso é feito em questão de minutos”, detalha Torrel.

 

Resultado será replicado em outras estruturas

 

Segundo Ronaldo Barbieri, engenheiro da área de soluções de rede da Nap IT, umas das vantagens da plataforma Cisco Meraki é que todo o gerenciamento está na nuvem. “O painel principal de gestão permite que o cliente monitore todo o tráfego de internet em uso, determine horários de pico e redirecione mais ou menos recursos de acordo com aplicação quando necessário. É possível também implementar regras de uso baseadas em permissões de acesso e criar redes separadas entre convidados e funcionários, ampliando assim a segurança e a qualidade do trabalho”, enfatiza Barbieri.

 

Com a facilidade e agilidade oferecidas pela Meraki, a Alliance One está em processo de ampliar a atuação da solução em suas estruturas. “Até o final de 2019, toda a rede wireless será por meio da plataforma, com mais de 70 pontos de acesso. Estamos com um projeto piloto que envolve a substituição dos switches de uma filial por equipamentos Meraki. Esperamos que com a quantidade e detalhamento das informações do dashboard, a solução nos facilite também no gerenciamento e solução de problemas da rede cabeada, sobretudo em filiais onde não temos uma equipe de TI local”, finaliza Alexandre Torrel.