>> Saúde

Unimed Ourinho aposta em ferramenta para home office de colaboradores

Por: Redação, ⌚ 04/10/2021 às 15h24 - Atualizado em 04/10/2021 às 16h13

A integração com a solução atual de autenticação de usuários permitiu fácil controle e gestão das informações


A Unimed Ourinhos, participante do sistema Unimed, adotou a solução Microsoft 365 – da mesma empresa homônima sediada em Redmond, Washington, EUA. O processo de migração teve consultoria da  2CLOUD, especializada neste tipo de projeto.


“Nossa grande demanda era reunir virtualmente todo o time UNIMED, algo que a pandemia distanciou”, afirma o coordenador de TI da companhia, Ricardo Nascimento. Após implantação, a primeira experiência com a ferramenta foi em videoconferência Microsoft Teams para Assembleia Geral Ordinária, que reuniu diretoria e dezenas de médicos para o encontro. 


“O resultado foi um sucesso. A solução também permitiu a gravação para registro e comprovação de participação dos cooperados. Conseguimos mensurar isso por conta do Microsoft Forms, que usamos como pesquisa de satisfação e controle de participantes”, reitera Nascimento.


A migração dos e-mails, uma grande preocupação da cooperativa, foi feita com um “plug-in” de imap, que permitiu copiar as mensagens das caixas postais existentes. A migração evitou a perda dos arquivos durante o processo.


“Os usuários viram suas caixas postais quadruplicarem de tamanho, com mínimo de 50GB podendo chegar até 100GB, incluindo a solução de arquivamento de mensagens. Antigamente, os usuários eram forçados a usarem .pst locais e/ou deletar dados. Evidentemente, nenhuma dessas alternativas era interessante”, revela o gerente de Sucesso do Cliente na 2CLOUD um dos responsáveis pelo projeto, Diego Madeira. 


A integração com a solução atual de autenticação de usuários permitiu fácil controle e gestão das informações. “Com isso, tivemos a oportunidade de criar regras de negócios que facilitam auditoria, conformidade e adequação à LGDP”, completou.


O próximo passo é aumentar os níveis de segurança, criando políticas mais sofisticadas, como backup de caixas postais e até conversas dos grupos. Além disso, também será utilizado o Microsoft Sharepoint como solução de compartilhamento e controle de arquivos. 

>> Panorama