>> Saúde

Prontuário eletrônico promete digitalizar a jornada do paciente

Por: Redação, ⌚ 23/07/2021 às 12h55 - Atualizado em 23/07/2021 às 12h55

Nova tecnologia do mercado reduz o tempo de instalação e permite a criação de formulários, com funcionalidades para teleconsultas e prescrições médicas com assinatura digital


A TOTVS anuncia o lançamento da nova solução de Prontuário Eletrônico do Paciente do produto TOTVS Saúde Hospitais e Clínicas – Linha RM, que permite que os pacientes de hospitais, clínicas, ambulatórios e pronto-atendimentos e tenham uma experiência 100% digitalizada durante toda a jornada de atendimento – desde o agendamento, passando pelo check-in até o atendimento clínico, seja ele presencial ou via teleconsulta.


Para o corpo clínico, além de digitalizar os processos de histórico clínico, atestados e documentos, arquivos do paciente, sinalizações e alertas de alergias, solicitação de exames e todos os documentos referente ao atendimento do paciente, agora é possível criar previamente modelos para atestados, anamnese, receituário, prescrições, dentre outros. Assim, o médico poderá destacar seus modelos favoritos e mais usados, o que dá mais agilidade e qualidade ao atendimento clínico. Por fim, o novo prontuário possui ainda a facilidade da assinatura digital, garantindo a integridade e legitimidade de todos os documentos gerados ao longo do processo.


A próxima atualização do produto, que será lançada no mês de agosto, libera a solução para hospitais, digitalizando os controles de processos como prescrições médicas e de enfermagem, procedimentos, dietas e restrições, aplicações de insulinas, ventilações, planejamento terapêutico, registros médicos e de enfermagem, além dos resultados de exames.


“O novo Prontuário Eletrônico do Paciente do TOTVS Saúde Hospitais e Clínicas – Linha RM nasceu dentro de uma arquitetura que permite sua instalação em nuvem, o que reduz custos com infraestrutura e permite o acesso aos dados de qualquer lugar. Dentre suas vantagens, podemos destacar que ele é responsivo, o que permite seu uso via dispositivos móveis, além de acesso a partir dos principais navegadores de mercado”, afirma Rogério Pires, diretor do segmento de Healthcare da TOTVS.


Um dos destaques entre as novidades do módulo é a possibilidade de criação de formulários de trabalho customizados dentro do prontuário do paciente, de acordo com a especialidade, por exemplo. A vantagem ainda é que essa funcionalidade é baseada na tecnologia de metadados do TOTVS Saúde Hospitais e Clínicas – Linha RM, o que possibilita a extração de dados estruturados para avaliação científica, seguindo padrões no qual a própria instituição de saúde pode criar a sua visão, através de protocolos abertos que permitem a criação e o consumo de consultas, ​de forma simples e padronizada. Essa visão estruturada e simplificada das informações é uma vantagem para o uso de tecnologia de business intelligence (BI).


Outro recurso importante é o de teleconsulta, que é integrado ao prontuário eletrônico e permite que o profissional consiga, durante a consulta,  atender o paciente por vídeo e ao mesmo tempo observar e preencher o prontuário. “É um procedimento que parece simples, mas que permite muito mais praticidade, produtividade e segurança durante os atendimentos”, explica Pires.


>> Panorama