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Drogaria Santa Marta implementa solução fiscal

Drogaria Santa Marta implementa solução fiscal

Visando eliminar possíveis erros na manutenção cadastral, a rede de distribuição de medicamentos da região Centro-Oeste acionou a Systax para classificação tributária de seus mais de 10 mil produtos

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Em 1973 era fundada a Drogaria Santa Marta, inicialmente com o nome “Drogaria Goiás”. Hoje, é uma das maiores redes de varejo e distribuição de medicamentos e artigos de higiene da região Centro-Oeste. Com forte atuação em Goiás e no Distrito Federal, a Drogaria Santa Marta conta com 70 lojas e oferece aos seus milhares de consumidores produtos de credibilidade e atendimento especial.

 

Após realizarem uma análise com cerca de seis empresas, a rede optou por escolher a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar acervo com 18 milhões de situações tributárias, para implementação de uma solução de parametrização fiscal. Mesmo o projeto sendo recente, a equipe da Drogaria já possui elogios a serem atribuídos ao novo serviço contratado. Segundo Leonel Silveira, Gerente de Contabilidade da Drogaria Santa Marta, “sempre fomos muito bem atendidos e muito bem recebidos pela Systax em tudo o que precisamos, mesmo estando em um estágio inicial ainda. Confiamos na Systax, pois a empresa demonstrou maturidade para estar ao nosso lado e ajudar a manter nosso cadastro, uma vez que é líder neste segmento e as soluções oferecidas são de alta qualidade”, diz.

 

O motivo pelo qual a empresa teve de acionar a Systax consiste em um desejo de melhorar a manutenção cadastral existente hoje na empresa, a fim de garantir um “compliance” tributário. Como o Brasil possui mudanças diárias na legislação, acompanhar todas essas alterações acaba sendo muito trabalhoso. “Nós possuímos situações de manutenção cadastral, em que a inserção de dados no cadastro gera muitas dúvidas na parte de NCM, código EAN, e também na definição e manutenção das regras tributárias. É lento e desgastante ficar acompanhando todas essas regras que se modificam na legislação para todos os itens que trabalhamos, fora a chance de erros”, explica Silveira. A NCM e o código EAN, mencionadas por Leonel, consistem, respectivamente, no código da Nomenclatura Comum do Mercosul e códigos de barra de 13 dígitos.

 

A Drogaria Santa Marta possui um catálogo com cerca de 10 mil produtos que contarão com a revisão e monitoramento da Systax, que manterá em dia a especificação de todos estes itens em relação à legislação de Goiás e Distrito Federal, além das operações interestaduais de compra (com outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro).

 

“Quando nós ficamos sabendo da existência de fornecedores no mercado que vendem soluções para enquadramento fiscal, fomos atrás de diversas empresas para isso. Fizemos uma concorrência de preço e analisamos o que cada fornecedor oferecia. Por uma questão de custo-benefício optamos pela Systax. Estávamos em busca de uma empresa que tivesse a consistência, que fosse uma empresa grande e que já trabalhasse com outros clientes de referência”, conta.

 

As expectativas para o projeto são altas. A empresa espera ter acesso a informações cada vez mais confiáveis na manutenção cadastral. “Esperamos ter informações precisas da tributação e a confiabilidade no nosso cadastro, nas informações tributárias que a gente calcula”, finaliza Silveira.

 

Fábio Rodrigues, Diretor da Systax, ressalta que com a solução de parametrização fiscal será possível ajudar a rede varejista. “A Systax apoiará a Drogaria Santa Marta em todo o processo de parametrização dos tributos. Como a rede opera com diversos estados do país, o trabalho interno será otimizado com a solução implementada. Assim, é possível garantir mais qualidade no cadastro tributário dos seus milhares de itens”, conclui o executivo.