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A.C.Camargo oferece triagem virtual com apoio de Inteligência Artificial durante a pandemia

Por: Redação, ⌚ 24/02/2021 às 11h40 - Atualizado em 24/02/2021 às 11h41

Com ferramenta é possível esclarecer dúvidas sobre os sintomas correspondentes à Covid-19 e indicar se é necessário o deslocamento do paciente até a unidade


A evolução da tecnologia na medicina é fato. Profissionais da saúde e pacientes ganharam, ao longo dos últimos anos, novidades muito importantes que vão desde a prevenção e diagnóstico até o tratamento moderno e efetivo de várias doenças, entre elas o câncer.


Durante a pandemia da Covid-19 isso ficou ainda mais evidente com a chegada da telemedicina e de outras alternativas que visam beneficiar o paciente.


O A.C.Camargo Cancer Center, por exemplo, passou a oferecer um monitoramento remoto para os pacientes da imunoterapia. Por meio de um aplicativo, eles são monitorados de forma a evitar o agravamento do quadro clínico de sintomas e contam com um canal de comunicação rápido e ágil com a Instituição.


A implantação do aplicativo começou em outubro de 2020, após meses de testes com a equipe assistencial e um grupo de 15 pacientes para garantir a segurança da transição e identificar oportunidades de melhoria. Atualmente, há 160 pacientes de imunoterapia utilizando o aplicativo, que o estimula o reporte de sintomas semanalmente ou sempre que o usuário identificar algo que comprometa suas atividades diárias e que seja impossível de tolerar até a próxima consulta médica.


Também no ano passado, o A.C.Camargo Cancer Center firmou uma parceria com a startup de inteligência artificial LAURA para oferecer aos seus pacientes oncológicos um serviço de triagem virtual que esclarece dúvidas sobre os sintomas correspondentes à Covid-19 e indica se é necessário o deslocamento até a Unidade.


O paciente oncológico está muito mais vulnerável e conseguir acompanhar a evolução dele em casa faz muita diferença. Com essa ferramenta, é possível protegê-los com sintomas leves em isolamento domiciliar e preservar a capacidade de atendimento em pronto-atendimento para os casos mais graves.


Ao acessar a assistente virtual o paciente responde uma série de perguntas. Depois que a inteligência artificial analisa as informações, se o caso não for considerado crítico, o paciente recebe orientações de prevenção e acompanhamento. Se os sintomas forem de gravidade, o paciente recebe um alerta automático para comparecer à Unidade e depois, ao confirmar sua ida, imediatamente, aparece a informação na plataforma de previsão de demanda do A.C.Camargo Cancer Center.


Além disso, caso o paciente não compareça à Instituição no prazo de seis horas, a equipe entra em contato para dar suporte, assim como nos casos em que o paciente recebe o alerta, mas não confirma o comparecimento à emergência.


Os pacientes que comparecem à Emergência Oncológica do A.C.Camargo Cancer e são considerados menos graves recebem a recomendação para cumprirem o isolamento social com monitoramento remoto da progressão dos sintomas pelo Pronto Atendimento.

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