Edit Content

Menu

Uso de Data Analytics, IA e Machine Learning irá se intensificar em 2022

Uso de Data Analytics, IA e Machine Learning irá se intensificar em 2022

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Levantamento revelou tendências que devem ocorrer em alguns dos principais setores da economia brasileira neste ano


Maior controle de estoque, entendimento do comportamento do cliente e gestão de grande volume de dados. Essas são as principais tendências as quais diversos setores da economia tendem a seguir em 2022. E a computação em nuvem representa a tecnologia capaz de fazer com que as empresas obtenham êxito nessa jornada. Diante desse contexto, o Google Cloud elencou como essas tendências devem ocorrer em alguns dos principais setores da economia brasileira, em 2022.


1. Logística


Em 2021, o setor de logística enfrentou como grande desafio a visibilidade nas cadeias de suprimento e para 2022 o cenário permanece o mesmo. Com a chegada do 5G, a tendência é que o mercado brasileiro de IoT cresça exponencialmente. Dados do Ministério das Comunicações apontam que, com o 5G, o volume de dispositivos móveis ligados a IoT passará de 30 milhões para 100 milhões em 2023. Isso fará com que as empresas precisem gerar relatórios de dados mais inteligentes, visando adotar uma gestão de risco eficiente, ou seja, usar os dados para evitar catástrofes, reduzir custos e aproveitar oportunidades de negócios. 


2. Manufatura


No setor de manufatura, a grande questão é como aproximar as pessoas dos objetos. Para isso, a tendência é o uso de máquinas empáticas, projetadas para interagir e aprender com os consumidores, prestando um atendimento personalizado e eliminando as lacunas entre um objeto entregue e a experiência do cliente com o produto adquirido.


Para atender ambos os setores citados acima, o Google Cloud desenvolveu a solução Supply Chain Digital Twin, cujo objetivo é fazer com que as empresas obtenham uma melhor coleta e compartilhamento de dados, além de acesso a painéis, análises e alertas em tempo real para promover uma melhor compreensão da cadeia de suprimentos e estarem preparadas para reagir a mudanças. 


3. Varejo


O varejo é, possivelmente, o setor que vem passando por mais mudanças nos últimos dois anos, em virtude dos efeitos da pandemia de COVID-19. Muitas empresas tiveram que se adaptar rapidamente, migrando para o digital. Por conta disso, os varejistas têm apostado em proporcionar melhores experiências de compra e, neste sentido, as tendências para o setor envolvem tecnologias de pesquisa e personalização. O intuito, com isso, é oferecer produtos mais alinhados com as necessidades e desejos dos consumidores, além de ajudar o varejista a entender e gerenciar melhor o estoque de produtos, estabelecendo comunicações claras e honestas com o cliente.


Recentemente, o Google Cloud anunciou a solução Google Cloud Retail Search que fornece ao e-commerce pesquisas com a qualidade do Google em suas propriedades digitais. Com uma funcionalidade de pesquisa personalizável e exclusiva para as necessidades comerciais dos varejistas, a solução proporciona aos consumidores uma experiência de compra de alta qualidade, além de ajudar a converter a intenção de compra nos próprios sites e aplicativos móveis dos varejistas, entendendo a intenção do consumidor e mapeando-a para o inventário de produtos.


A novidade vai de encontro às impressões obtidas a partir de uma  pesquisa global conduzida pela The Harris Poll, a pedido do Google Cloud, entre junho e julho de 2021, quando revelou que 90% dos consumidores acreditam que uma boa função de pesquisa é essencial para acessar um site de e-commerce, estimulando-os a comprar pelo menos um item além do que estavam interessados. 


4. Sustentabilidade


Um aspecto comum a todos os setores da economia e que irá direcionar muitos investimentos por parte das empresas envolve a sustentabilidade. Vale ressaltar que as práticas sustentáveis ganharam relevância no ambiente corporativo, muito menos por cumprir com obrigações regulatórias e mais no intuito de fidelizar clientes, funcionários e parceiros. A sustentabilidade representa, portanto, uma estratégia de construção de marca para as empresas.


“Em 2022, as empresas continuarão esse movimento com foco na geração de um negócio cada vez mais inteligente e no desenvolvimento de novos produtos e serviços, por meio de Inteligência Artificial, Machine Learning e Data Analytics. Ser digital não é mais uma opção e significa ser mais rápido, encontrando o cliente onde ele estiver com o produto certo, na hora certa”, comenta Marco Bravo, head do Google Cloud para o Brasil.