>> Mercado

SAP anuncia intenção de abrir o capital da Qualtrics

Por: Redação, ⌚ 28/07/2020 às 10h34 - Atualizado em 28/07/2020 às 10h36

Objetivo é fortalecer a empresa e ampliar seu potencial no mercado de gestão de experiências


A SAP anunciou a intenção de abrir o capital da Qualtrics por meio de uma oferta pública inicial (IPO) nos Estados Unidos e pretende permanecer com participação majoritária na Qualtrics. O principal objetivo do IPO é fortalecer a capacidade da empresa de exercer seu pleno potencial no mercado de atuação, a abertura de capital ajudará a incrementar a autonomia da companhia e ampliar sua presença na base de clientes da SAP e em outros segmentos.


A aquisição da Qualtrics pela SAP foi um grande sucesso e superou nossas expectativas com um crescimento superior a 40% das soluções de nuvem em 2019. Isso representa um desempenho muito forte no cenário atual”, afirma Christian Klein, CEO da SAP. O executivo explica que trabalhou com Ryan Smith e Zig Serafin, fundador e presidente da Qualtrics, e juntos chegaram à conclusão de que uma oferta pública inicial representaria uma maior oportunidade para impulsionar a categoria de gestão de experiências, atender clientes, explorar sua própria estratégia de aquisição e seguir desenvolvendo seus melhores talentos.


A empresa decidiu adquirir a Qualtrics apenas quatro dias antes de sua abertura de capital em 2018, reconhecendo o potencial de reunir dados de experiência e operacionais (X+O) para ajudar as organizações a conduzir suas atividades. Atual detentora de 100% das ações da Qualtrics, a SAP pretende manter a participação majoritária na Qualtrics, sem intenção de realizar spin-off nem alienar essa participação. Ryan Smith deseja ser o maior acionista individual da Qualtrics.


“Quando lançamos a categoria Gestão de Experiências, nosso objetivo foi ajudar o maior número possível de companhias a alavancar a plataforma XM como um sistema de ação”, afirma Ryan Smith, fundador da Qualtrics.


A decisão final sobre o IPO, suas condições e prazos está sujeita a requisitos de mercado. Como acionista majoritária, a SAP continuará a consolidar a Qualtrics em seus resultados e a transação não deverá ter impacto nas metas financeiras da SAP em 2020 ou a longo prazo.

>> Panorama