>> Mercado

No primeiro trimestre de 2021, remessas mundiais de PCs aumentaram 32%

Por: Redação, ⌚ 22/04/2021 às 16h06 - Atualizado em 22/04/2021 às 16h07

Mercado de PCs registra crescimento mais rápido ano após ano em duas décadas


As remessas mundiais de PCs totalizaram 69,9 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2021, representando um aumento de 32% em relação ao primeiro trimestre de 2020, segundo pesquisa do Gartner. A análise indica que o mercado se recuperou de um primeiro trimestre fraco no ano passado para registrar o maior crescimento desde que o Gartner começou a monitorar o mercado de PCs, em 2000.


“Esse crescimento deve ser visto no contexto de dois fatores únicos: o fato de ser uma comparação direta com um ano em que vivemos em um mercado restrito por conta da pandemia e por termos uma escassez global de semicondutores”, diz Mikako Kitagawa, Diretora de Pesquisa do Gartner. “Sem o caos de remessas em 2020, o crescimento deste trimestre poderia ter sido menor. No entanto, a escassez de semicondutores está afetando adversamente a cadeia de suprimentos mais uma vez, com o tempo de entrega de alguns PCs se estendendo por até quatro meses”.


Segundo a analista, embora isso possa levar a uma redução no número de remessas, é possível concluir que a demanda por PCs pode permanecer forte mesmo após as restrições para ficar em casa. “Seguindo em frente, os vendedores e fornecedores certamente equilibrarão a necessidade de atender à demanda subjacente sem criar estoque em excesso”.


Embora o Gartner não inclua Chromebooks na pesquisa do mercado de PC tradicionais, as remessas de Chromebooks aumentaram três dígitos no primeiro trimestre de 2021, em comparação com um ano atrás, tendo crescimento impulsionado principalmente por investimentos entre instituições educacionais na América do Norte. Incluindo os Chromebooks, o mercado mundial total de PCs cresceu 47% na base de ano a ano.


Os três principais fornecedores no mercado mundial de PCs permaneceram inalterados em relação ao trimestre anterior, com a Lenovo mantendo a primeira posição no número de remessas. Todos os seis principais fornecedores tiveram um crescimento de dois dígitos e todos, exceto a Dell, ganharam participação de mercado em comparação ao primeiro trimestre de 2020.


Estimativas preliminares de remessa por fabricante de PCs em todo o mundo para o 1T21 (em milhões de unidades)





A Lenovo registrou um crescimento de 42,3% entre o primeiro trimestre de 2021 e o mesmo período de 2020, tendo o maior índice entre os seis principais fornecedores. Em contraste com a HP e a Dell, a Lenovo aumentou as remessas de desktops, em grande parte devido à alta demanda na China. A Lenovo cresceu mais rápido do que a média regional em todas as principais regiões, com crescimento particularmente forte na Ásia-Pacífico (63,7%). A empresa também pareceu estar mais no controle de sua cadeia de suprimentos, já que uma porcentagem maior de seus PCs é fabricada internamente (diferentemente de outros fornecedores).


Após dois trimestres consecutivos de queda, a HP atingiu um forte crescimento ano a ano, de 34,6%. A HP continuou a ganhar força na América Latina, registrando mais de 60% de crescimento ano a ano na região. No entanto, deve-se notar que o forte crescimento da HP é atribuído em parte a um declínio significativo no 1T20, já que a HP foi a mais atingida pela interrupção da cadeia de suprimentos entre os três principais fornecedores da época.


A Dell experimentou o crescimento mais lento entre os seis principais fornecedores, em grande parte devido ao foco da empresa no mercado de PCs corporativos, que não teve tanto crescimento quanto o robusto mercado de PCs para consumidores. Em vista da escassez de componentes e do aumento dos custos de frete, a empresa também se afastou dos produtos de consumo de baixa margem mais do que nunca.


Visão geral regional – O mercado norte-americano cresceu de 24,1% em relação ao ano anterior. Ecoando as tendências globais, as remessas de PCs baseados em desktops continuaram diminuindo, mas foram compensadas por um aumento robusto no mercado de PCs móveis (laptops e notebooks), que apresentaram um crescimento de 49%.


“Os resultados positivos nos Estados Unidos refletem um ambiente econômico mais otimista em 2021 em comparação com 2020, quando o mercado experimentou várias incertezas devido à pandemia, bem como agitação política e social”, afirma Kitagawa.


A HP mais uma vez garantiu o primeiro lugar no mercado de PCs dos Estados Unidos com base nas remessas com 27% de participação de mercado. A Dell seguiu de perto com 26,6% do mercado de PCs dos Estados Unidos.


Estimativas preliminares de remessa de unidades de fornecedores de PCs nos Estados Unidos para o 1T21 (em milhões de unidades)





No primeiro trimestre de 2021, o mercado de PCs da Europa estava em linha com as tendências de crescimento em todo o mundo, experimentando um crescimento de 30,9% ano a ano, com 22,4 milhões de unidades. Os bloqueios contínuos e, em alguns casos, crescentes em vários países continuaram a alimentar a demanda por notebooks e Chromebooks para oferecer suporte ao aprendizado remoto e ao entretenimento do consumidor. Além disso, os consumidores estão atualizando sistemas mais antigos para ir além das limitações, como vida curta da bateria, lentidão de processamento e telas menores.


O mercado de PCs da Ásia-Pacífico teve um forte crescimento de dois dígitos (37,6%) no primeiro trimestre de 2021. Embora este número esteja parcialmente inflado devido a um primeiro trimestre fraco de 2020, a demanda dos consumidores saudáveis e uma recuperação nos desktops das demandas de negócios contribuíram para um mercado forte. Especificamente na China, o mercado de PCs experimentou um crescimento particularmente alto de 70% ano a ano.


Os resultados dessa pesquisa são preliminares. As estatísticas finais estarão disponíveis em breve para os clientes do programa PC Quarterly Statistics Worldwide do Gartner. Este programa oferece uma imagem abrangente e oportuna do mercado mundial de PCs, permitindo que as organizações de planejamento, distribuição, marketing e vendas de produtos mantenham-se atualizadas sobre as principais questões e suas implicações futuras em todo o mundo.

>> Panorama