>> Mercado

Provedores de cloud e data center se unem pela neutralidade climática

Por: Redação, ⌚ 29/01/2021 às 10h56 - Atualizado em 29/01/2021 às 10h57

O Pacto marca a primeira vez em que o setor se une para consolidar seu compromisso de garantir que os data centers europeus sejam neutros em emissões de carbono até 2030


A Equinix anunciou que se juntará a provedores de infraestrutura de cloud e data center europeus, além de associações comerciais europeias, para formar a Iniciativa de Autorregulação e Pacto entre Operadores de Data Centers com Neutralidade Climática.


O setor busca desempenhar uma função de liderança na transição da Europa para uma economia de neutralidade climática, em apoio à Estratégia Europeia para Dados e ao Acordo Verde Europeu, que pretende tornar a Europa o primeiro continente com neutralidade climática do mundo até 2050.


O Pacto também estabelece uma Iniciativa de Autorregulação para o setor, que definirá metas para facilitar a transição para uma economia mais ecologicamente sustentável na Europa. A Equinix e outros signatários de operadores se comprometem com as metas mensuráveis e ambiciosas estipuladas para 2025 e 2030, como:


• Melhorar a eficiência do uso de energia;

• Comprar energia 100% livre de carbono;

• Conservação da água por meio da seleção de soluções de resfriamento eficientes e adequadas;

• Reciclagem de servidores, equipamentos elétricos e outros componentes elétricos relacionados;

• Reutilização do calor gerado em data centers, quando possível, de maneira ecologicamente sensata e econômica.


“As tecnologias digitais são uma parte essencial do objetivo da UE de se tornar o primeiro continente com neutralidade climática até 2050. Os provedores de infraestrutura em cloud e data center são um componente fundamental, pois, historicamente, fornecemos soluções em cloud para aumentar a eficiência de carbono em nosso setor, ao mesmo tempo em que apoiamos outros setores a atingir suas próprias metas de neutralidade climática”, esclarece Maurice Mortell, managing diretor da Equinix na Irlanda.


O Pacto e a Estrutura Regulatória apoiam e viabilizam os compromissos de sustentabilidade da Equinix. Em 2019 e 2020, a Equinix comprou energia 100% renovável para todos os seus sites na UE e alcançou mais de 90% de energia renovável no mundo. Cada megawatt-hora (MWh) de energia renovável adquirida reduz a presença de carbono tanto da Equinix quanto de seus clientes, tornando suas redes de fornecimento digital ecologicamente sustentáveis e abordando a urgência das mudanças climáticas globais.


“Com a infraestrutura em cloud como o pilar da economia digital da União Europeia, nosso setor está comprometido com a ideia de que todos devemos desempenhar uma função central na abordagem das mudanças climáticas. Esse compromisso sustenta um plano para que o setor de infraestrutura em cloud ofereça serviços neutros de emissão de carbono aos clientes até 2030”, diz Alban Schmutz, presidente dos Provedores de Serviços de Infraestrutura em Cloud na Europa. 

>> Panorama