Edit Content

Menu

Indicador de excelência avalia maturidade digital das empresas

Indicador de excelência avalia maturidade digital das empresas

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O INEXTI mede o quanto os serviços digitais impulsionam a transformação dos negócios das empresas


A Oi Soluções anuncia o lançamento do INEXTI, Indicador de Excelência em Tecnologia e Inovação. Com ideia da Oi Soluções e desenvolvido pela IDC Brasil, o índice aponta como os temas tecnológicos estão inseridos na estratégia das organizações e de que forma se refletem na infraestrutura de TI, conectividade, segurança, serviços gerenciados e, como consequência, no impulsionamento dos negócios. O indicador será atualizado de forma recorrente, permitindo que as empresas acompanhem a evolução de seus graus de maturidade digital.


Desenvolvido a partir de 200 entrevistas realizadas no primeiro trimestre de 2021 com decisores e influenciadores na contratação de serviços de TI de média e grandes empresas de diferentes segmentos, distribuídas pelo país, o estudo foi conduzido a partir de três pilares: segurança da informação, modernização da infraestrutura e serviços de TI aplicados aos negócios.


O resultado é uma ponderação dos três elementos que traz um indicador como referência das empresas brasileiras. Na avaliação geral, numa escala de 0 a 100, as empresas obtiveram uma média de 48 pontos na transformação dos negócios através da tecnologia, revelando um grande espaço para desenvolvimento.


O estudo revelou que mais de 80% das empresas que possuem a figura do executivo de segurança de informação (CSO/CISO) afirmaram que conseguiram evidenciar melhor a relação entre os investimentos realizados em segurança e os resultados para o negócio. Ainda sobre o setor de segurança, a pesquisa apontou que empresas costumam buscar apoio consultivo para os temas de segurança da informação, especialmente sobre a Lei Geral da Proteção de Dados. 


No que se refere à modernização da infraestrutura de TI, 35% das empresas já combinam os recursos tradicionais com algum tipo de nuvem, seja pública, privada ou ambas. No que concerne ao pilar sobre os serviços de TI aplicados ao negócio, cerca de 55% dos entrevistados já correlacionam adoção de tecnologia e potencialização de resultados das organizações.


“Com o INEXTI, temos a oportunidade de ter um panorama mais claro e preciso sobre os avanços e desafios da digitalização das organizações brasileiras. E como provedora e integradora de soluções digitais queremos auxiliar as empresas nos caminhos que devem seguir após medirem o seu estágio atual e também do mercado. As tecnologias são, sem dúvida, cada vez mais aliadas na busca pelo aumento de eficiência, redução de custos e diferenciais competitivos ao negócio” afirma Adriana Viali, Head da Oi Soluções.


Segundo Luciano Saboia, Gerente de Pesquisa e Consultoria de TIC da IDC Brasil, o estudo buscou identificar, num momento posterior ao impacto da pandemia, como as empresas vêm conduzindo suas iniciativas de governança, fazendo a gestão da tecnologia, dando encaminhamento das soluções e apoiando os negócios.


“O formato do INEXTI permite que as empresas façam um auto assessment e reflitam internamente em que grau a tecnologia vem sendo tratada estrategicamente. Muito mais que adotar tecnologia, é necessário que se discuta a atividade consultiva, suporte e parcerias que atendam aos anseios de colaboradores, fornecedores e clientes”, diz o Gerente da IDC Brasil.