>> Mercado

Plataforma de banco de dados segue em alta no mercado

Por: Redação, ⌚ 08/10/2021 às 16h01 - Atualizado em 08/10/2021 às 16h01

Nova tecnologia oferece gerenciamento DBaaS automatizado e com apenas um clique os engenheiros de DevOps podem implementar um serviço de dados gerenciado de nível de produção no Kubernetes


A Pure Storage anuncia o Portworx Data Services, primeira plataforma de banco de dados como serviço (DBaaS, sigla em inglês para Database-as-a-Service) para Kubernetes.


As aplicações modernas são compostas por dezenas ou até centenas de microsserviços, geralmente com suporte de um ou mais serviços, como bancos de dados, streaming e filas de mensagens, pesquisa e pipelines de AI e machine learning.


Gerenciar tantos tipos de serviços de dados é uma tarefa complexa e este cenário se complica ainda mais com o número de instâncias de banco de dados para gerenciar e escalar em ambientes distintos de teste, desenvolvimento e produção, em zonas de disponibilidade e nuvens, com requisitos variados de desempenho, alta disponibilidade, proteção de dados, compliance e muito mais.


Por esse motivo, as equipes de DevOps gastam grande parte do seu tempo resolvendo incidentes em implementações e operações, em vez de entregar novos recursos.


“Como líderes de mercado em gerenciamento de dados para Kubernetes, criamos uma base para que nossos clientes implementem aplicações stateful no Kubernetes de forma simples e confiável”, diz Murli Thirumale, VP e GM, Unidade de Negócios Nativa em Nuvem da Pure Storage.

>> Panorama