>> Mercado

Pesquisa prevê que o mercado global de IA chegará a US$ 62,5 bilhões em 2022

Por: Redação, ⌚ 26/11/2021 às 09h42 - Atualizado em 26/11/2021 às 09h42

Levantamento mostra que 48% dos CIOs responderam que já implantaram ou planejam implantar tecnologias de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina nos próximos 12 meses


De acordo com a mais recente pesquisa do Gartner, a receita mundial do setor de software de Inteligência Artificial (IA) deverá totalizar US$ 62,5 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 21,3% em relação ao que tinha sido projetado para 2021. 


“O mercado de software de Inteligência Artificial está ganhando velocidade, mas sua trajetória de longo prazo dependerá do avanço da maturidade de desenvolvimento deste segmento dentro das empresas”, diz Alys Woodward, Diretora Sênior de Pesquisa do Gartner. 


O mercado de software de Inteligência Artificial abrange aplicações com Inteligência Artificial incorporada, como software de visão computacional, bem como todos os recursos usados para construir sistemas de Inteligência Artificial. A previsão do setor de software de Inteligência Artificial da Gartner é baseada em casos de uso, medindo a quantidade de valor potencial das soluções para os negócios, momento de maturidade dos negócios para as áreas e risco para projetar como os casos de uso crescerão. 


O Gartner prevê que as cinco principais categorias de software de Inteligência Artificial em 2022 serão: gestão do conhecimento, assistentes virtuais, veículos autônomos, local de trabalho digital e dados de crowdsourcing.


Previsão do mercado global de software de Inteligência Artificial para 2021-2022 (em bilhões de dólares)  



Fonte: Gartner (Novembro de 2021) 


“Os cases que agregam valor de negócios significativo, mas podem ser dimensionados para reduzir o risco, são essenciais para demonstrar o impacto do investimento em Inteligência Artificial para as partes interessadas da empresa”, comenta Woodward.


A maturidade da Inteligência Artificial ​​fica atrás do interesse 


A demanda por tecnologias de Inteligência Artificial e o crescimento do mercado associado estão intimamente ligados aos níveis de maturidade organizacional em relação à própria Inteligência Artificial. As organizações continuam demonstrando um grande interesse em soluções deste segmento, com 48% dos CIOs respondendo na Pesquisa de executivos de tecnologia e CIOs do Gartner de 2022 que já implantaram ou planejam implantar tecnologias de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina nos próximos 12 meses. 


No entanto, a realidade da implantação de Inteligência Artificial é muito mais limitada. A pesquisa do Gartner descobriu que as organizações costumam fazer experiências com Inteligência Artificial, mas lutam para tornar estas tecnologias parte de suas operações padrão. O Gartner prevê que levará até 2025 para metade das organizações em todo o mundo alcançar o que o modelo de maturidade de Inteligência Artificial do Gartner descreve como o “estágio de estabilização” de amadurecimento do uso de Inteligência Artificial. 


Avanços na jornada de entendimento da Inteligência Artificial aumentarão a receita do mercado de software de Inteligência Artificial devido ao aumento dos gastos, especialmente na categoria de tecnologia relacionada a dados e análises. Um atraso na maturidade – causado pela relutância em adotar as soluções baseadas em recursos inteligentes, falta de confiança nas tecnologias e dificuldades em entregar valor de negócios a partir da Inteligência Artificial ​​- terá um efeito de desaceleração correspondente nos gastos e receitas. 

>> Panorama