>> Mercado

Parceria alavanca ofertas de telecomunicações de olho no 5G

Por: Redação, ⌚ 03/11/2020 às 16h26 - Atualizado em 03/11/2020 às 16h26

A parceria otimiza o portfólio de ofertas de telecomunicações da Samsung e alavanca o VMware Telco Cloud


A VMware anuncia uma parceria com a Samsung Electronics Co., Ltd. para ampliar ainda mais sua liderança em 5G. Por meio dessa colaboração, as empresas buscam ajudar os Provedores de Serviços de Comunicação (CSPs) a atender aos requisitos das redes 5G e acelerar a implantação dela, otimizando o portfólio da Samsung de ofertas de telecomunicações do Core a Edge e RAN para ambas as conteinerização de funções de rede (CNFs) e virtualização das funções de rede (VNFs) com a VMware Telco Cloud Platform.


À medida que o 5G continua a ganhar força, os CSPs exigirão uma rede nativa em nuvem para melhorar a flexibilidade, a eficiência e a agilidade de implantação de serviços em novos setores. Ao mesmo tempo, os provedores de serviços de comunicação só conseguirão isso com uma rede automatizada que prioriza a cloud, projetada para simplificar o gerenciamento e as operações, enquanto reduz os custos operacionais.


A colaboração entre a Samsung e a VMware visa acelerar o ciclo de inovação por meio de um melhor design de rede de ponta a ponta e oferecer suporte à agilidade necessária para 5G. Com a VMware Telco Cloud Platform, os CSPs podem implantar uma rede 5G nativa na nuvem definida por software que irá acelerar a entrega de serviços e aplicações distribuídas com consistência operacional, gerenciamento de ciclo de vida integrado e automação multilayer, mantendo o desempenho, escalabilidade e confiabilidade.


“Com as redes 5G inovadoras e abertas começando a transformar o mercado, a Samsung vê valor em fornecer soluções de nível de operadora com a VMware, para ajudar os CSPs a adotar facilmente a tecnologia nativa da nuvem e entregar com eficiência as funções e serviços de rede em suas redes 5G com automação”, diz Wonil Roh, vice-presidente sênior e chefe de estratégia de produtos da unidade de negócios de redes da Samsung Electronics.


Como parte dessa parceria, as empresas têm trabalhado juntas no laboratório da Samsung para otimizar e acelerar a prontidão de vários VNFs e CNFs da Samsung, como vRAN, 5G Core, MEC, Management e Analytics, com a VMware Telco Cloud Platform. Os VNFs e CNFs da Samsung foram e continuam a ser integrados ao programa VMware Ready for Telco Cloud, que por sua vez dará suporte à companhia para acelerar a integração e implantação de seus serviços prontos para 5G na VMware Telco Cloud Platform, permitindo que os CSPs tornem mais rápida a implantação e geração de receita.


“Os investimentos em 5G continuarão a acelerar globalmente e, ao longo do tempo, os CSPs irão expandir seu foco no fornecimento de Banda Larga Móvel Avançada (eMBB) para incluir Comunicações de Baixa Latência e Ultra Confiáveis (URLLC) e Comunicações Massivas de Tipo de Máquina (mMTC), alavancando novas infraestruturas core, edge e RAN”, explica Patrick Filkins, analista de pesquisa sênior da IDC.

>> Panorama