>> Mercado

O valor das ofertas SaaS no ambiente de negócios de hoje

Por: Redação, ⌚ 28/09/2021 às 17h18 - Atualizado em 28/09/2021 às 17h18

As empresas devem buscar uma proteção econômica e de qualidade sem complexidade. As melhores soluções do mercado fornecerão proteção de dados SaaS capaz de reduzir custos, diminuir as despesas gerais e eliminar dores de cabeça


Por Bruno Lobo


Desde que a pandemia COVID-19 foi declarada, a nuvem tornou-se a linha da vida de muitas empresas. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) chegou ao ponto de afirmar que as medidas de contenção para evitar a propagação da COVID-19 criaram as condições perfeitas para “o mais extenso experimento de massa em teletrabalho da história”. E isto não teria sido possível sem a nuvem.


Segundo o IDC, até 2021 haverá 30 bilhões de dispositivos conectados à nuvem e, até 2025, o número pode subir para 150 bilhões de conexões. E dentro da nuvem, o segmento que mais cresce será o de Software-as-a-Service (Software como serviços), ou SaaS.


A popularidade do SaaS


As empresas compreendem cada vez mais o valor e a simplicidade operacional inerente que os modelos “as a service” podem trazer para seus ambientes de TI. Eles também estão buscando – e querem estar na vanguarda da adoção de modelos modernos de consumo e tecnologias de nuvem para manter uma vantagem competitiva no panorama digital em evolução.


Os clientes em todas as regiões estão enfrentando um momento muito desafiador ao tentarem descobrir como podem proteger seus ambientes. A conversa mudou rapidamente, e ao invés de as empresas precisarem decidir se colocariam as suas cargas de trabalho na nuvem, tiveram de dar um passo adiante e escolher quais seriam as cargas de trabalho que deveriam passar em primeiro lugar para a nuvem.


Com a migração da nuvem vêm novos modelos econômicos aos quais as organizações de TI podem não estar acostumadas. Muitas vezes, uma maneira de ver isto é através de um modelo OPEX, em vez de CAPEX.


O que os modelos SaaS oferecem às empresas?


As soluções SaaS giram em torno de subscrições simples, custos previsíveis e nenhum investimento de capital grande (ou pequeno), tornando-as uma opção atraente e viável para as organizações de hoje. O SaaS se torna especialmente valioso quando organizações de confiança colaboram para construir um serviço.  


O SaaS com proteção de dados é um exemplo disso, já que oferece proteção ideal com os mesmos benefícios e modelo de consumo das soluções já existentes. Ou seja, essas soluções são capazes de ajudar as empresas na migração para a nuvem (iniciativas “cloud-first”), apoiar as companhias a avançar no desenvolvimento tecnológico, sem sacrificar a segurança, além de dar suporte na implantação e escala rapidamente para suportar cargas de trabalho em evolução e aplicações SaaS.


As organizações podem fazer uma transição perfeita para o armazenamento em nuvem sem a necessidade de gerenciá-lo, monitorá-lo e protegê-lo separadamente de seu serviço de proteção de dados. Entretanto, uma consideração fundamental a ter em mente é que os dados armazenados na nuvem continuam a ser de responsabilidade da empresa.


As empresas devem buscar uma proteção econômica e de qualidade sem complexidade. As melhores soluções do mercado fornecerão proteção de dados SaaS capaz de reduzir custos, diminuir as despesas gerais e eliminar dores de cabeça. Com isso, as empresas podem economizar em questões como custos de rede, hardware e infraestrutura. Além disso, eles se beneficiarão da proteção de dados totalmente hospedados, o que significa que nunca terão que enfrentar custos iniciais de instalação, configuração ou investimento de capital.


Os modelos SaaS mais avançados também serão capazes de oferecer proteção integrada contra ciberataques através de cópias de dados imutáveis com air gap, juntamente com controles de segurança reforçados que impedem o acesso não autorizado a dados de backup. Dada a ameaça contínua de resgate, que só aumentou este ano, uma proteção como esta é inestimável.


Como o ambiente de negócios atual continua a mudar e é moldado pela evolução da pandemia, é vital que as empresas invistam em um modelo fornecido por uma empresa com durabilidade, sustentabilidade e custo-benefício em seu núcleo. Isto permitirá que os departamentos de TI desenvolvam todo o seu ambiente com um modelo moderno de proteção de dados, em vez de procurarem startups que podem deixar de existir dentro de alguns anos.


Com um futuro ainda incerto, agora é o momento de as empresas utilizarem a tecnologia SaaS para resolverem seus desafios de proteção de dados e estarem mais bem preparadas para o que pode estar por vir.


*Bruno Lobo, General Manager, Commvault LATAM

>> Panorama