>> Mercado

Estudo aponta que Brasil possui 85% de seus empresários digitalizados

Por: Redação, ⌚ 25/02/2022 às 16h38 - Atualizado em 25/02/2022 às 16h38

Levantamento aponta que a digitalização dos processos traz maior autonomia e agilidade nas compras de produtos ou serviços


Com a chegada da pandemia do Covid-19, os empresários tiveram que encarar um desafio grandioso em seus negócios: a digitalização. Segundo a ClearSale, a maioria dos empreendedores brasileiros já conseguiu superar essa dificuldade. De acordo com um levantamento realizado pela empresa, 85% dos empresários são digitalizados.


O estudo aponta que a digitalização dos processos traz maior autonomia e agilidade nas compras de produtos ou serviços, criando uma dinâmica mais rápida, facilitando o processo de criação de negócios pelos empresários.


“O movimento é crescente e ainda em ascensão, como os lançamentos das carteiras digitais para empresas. Hoje, por exemplo, um empresário pode abrir a sua conta ou de sua empresa digitalmente, sem a necessidade de ir até uma agência, e isso torna vida dessas pessoas muito mais fluida e menos burocrática”, afirma Henrique Braga Martins, Head de Fraude Empresarial da ClearSale.


Ainda de acordo com a ClearSale, a necessidade de digitalização foi muito impulsionada pela pandemia e permitiu a evolução de processos que antes eram muito mais morosos, tanto para as pessoas físicas quanto jurídicas.


Apesar dos benefícios, é preciso ter muito cuidado com a migração digital. Um estudo realizado pela empresa revelou que as tentativas de fraudes junto a esses profissionais cresceram 172% em 2021, no comparativo ao ano anterior. Um dos fatores que justificam este aumento é o fato de os dados cadastrais ficam disponíveis publicamente para consulta em sites oficiais do governo, facilitando a obtenção dos insumos para tentativa de golpes.

>> Panorama