>> Mercado

Embratel anuncia novos recursos da solução Painel MultiCloud

Por: Redação, ⌚ 29/06/2020 às 14h11 - Atualizado em 29/06/2020 às 14h11

Oferta permite integração e gerenciamento de múltiplas Nuvens e gestão de servidores em ambientes do cliente de forma simplificada


A Embratel anunciou novos recursos para o Painel Multicloud, interface de gestão que facilita, por meio de um único painel, o acesso e gerenciamento de múltiplas Nuvens e a gestão de ambientes do cliente (on-premises), possibilitando a criação e inventário de máquinas virtuais, scaling groups (dimensionamento), banco de dados e recursos de rede.


Com a atualização, o Painel MultiCloud passa a disponibilizar a migração automática do ambiente tecnológico do cliente para a Nuvem. Além disso, os aspectos de agilidade e governança da oferta foram aprimorados com a disponibilização de perfis pré-configurados a serem usados pelos profissionais escolhidos pela companhia, com regras específicas de gestão, seguindo as melhores práticas do mercado.


O “Painel” ainda facilita a orquestração e a governança dos ativos da empresa ao auxiliar na cloudificação de ambientes on-premises, aumentando a agilidade das operações de TI. Ao contratar a solução, as companhias conseguem descentralizar a atuação da área de tecnologia, sem perder o controle dos ativos. 


Além de simplificar o processo de gestão por meio de um painel único, a solução fornece a outros departamentos a autonomia para criar ambientes em Nuvem, sem a necessidade de profissionais especializados em cada tipo de tecnologia, e sem extrapolar as regras de compliance e governança pré-estipuladas. Por meio de aplicações pré-configuradas à disposição, os usuários podem solicitar o desenvolvimento, e o provisionamento ocorrerá de forma automática, sem a necessidade de intervenção humana.


“As novas funcionalidades garantem que os profissionais que possuem acesso ao Painel MultiCloud sigam as políticas de governança pré-estipuladas, utilizando apenas os recursos nas regiões permitidas e dentro do orçamento estabelecido pela empresa”, explica Mário Rachid, Diretor Executivo de Soluções Digitais da Embratel. Com isso, a companhia consegue manter o controle total dos custos com os ambientes de TI e a estratégia de virtualização do negócio.


Com a solução, os usuários conseguem fazer a comparação de custos entre as diversas Nuvens e ativos virtualizados utilizados, e a gestão unificada de consumo, quotas e usuários, com interface amigável. O Painel MultiCloud Embratel se comunica com os diferentes ambientes, sejam em Nuvem ou virtualizados, recebendo informações de uso, permitindo ao cliente operar, administrar e controlar as atividades, recursos e custos com uma visão completa da operação. 


Um dos principais segmentos beneficiados pela oferta da Embratel é o financeiro. A pandemia do Coronavírus está mostrando que mesmo as instituições financeiras, grandes agentes de digitalização no mercado, precisaram se adaptar a um novo cenário corporativo e realizar investimentos para contar com mais agilidade na utilização de ambientes de TI, sejam eles on-premises ou em Nuvem, para criar recursos. 


A solução permite determinar, por exemplo, em qual região o usuário poderá gerar os recursos dentro da Nuvem. Caso um banco possua restrições o obrigando a manter seus dados armazenados no Brasil, uma regra poderá ser estabelecida no sistema, impedindo o desenvolvimento de ativos no exterior. 


“Outro benefício é a determinação de limites de gastos divididos por grupos ou projetos. A solução monitora todos os custos dentro dos ambientes e emite alertas se o limite financeiro pré-estabelecido estiver próximo de ser atingido”, explica Antonio João Filho, Diretor Executivo da Embratel para o Mercado Financeiro. Ao atingir a limitação, a opção de desenvolver novos recursos é desativada, possibilitando maior controle das instituições financeiras nas operações de TI.


Clientes que contratarem o Connect Cloud Embratel ou o Multicloud Embratel têm acesso automático ao Painel MultiCloud. A oferta também pode ser contratada para gerenciar outras Nuvens disponíveis no mercado.

>> Panorama