Edit Content

Menu

4 (3)

É possível aumentar o valor do negócio com base nos dados?

É possível aumentar o valor do negócio com base nos dados?

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Na era digital, o uso inteligente de dados se tornou um diferencial competitivo de inestimável valor para as corporações

*Por Guilherme Tavares

Vivemos um momento histórico em que as organizações produzem quantidades inéditas de dados diariamente. O advento dos softwares nas empresas trouxe recursos que, hoje, são indispensáveis para as atividades da maioria das corporações mundo afora, facilitando processos operacionais e modernizando a gestão de negócios de maneira geral.

Dessa forma, o crescimento do uso da tecnologia nas empresas ocasionou um aumento vertiginoso do volume de dados transacionados pelas empresas. Agora, executivos e gestores procuram pela resposta para a seguinte pergunta: como extrair dos dados o máximo de valor para o negócio?

O cenário digital impõe uma série de oportunidades e desafios para as empresas. A demanda do público consumidor por modelos de negócios ágeis, flexíveis e inovadores nunca foi tão significativa. Atualmente, para entender melhor as necessidades do negócio, clientes, fornecedores e assim por diante, o apoio de uma estrutura tecnológica sólida, com um lastro forte no gerenciamento de dados, é fundamental.

Criar valor agregado, tomar decisões estratégicas benéficas para o negócio e fortalecer o potencial inovador de uma empresa são objetivos comuns a qualquer instituição, e isso depende mais do que nunca da assertividade na gestão de dados.

Integração de dados e a visão holística do negócio

Ao adotar uma abordagem holística para o gerenciamento de dados – incluindo simplificar os sistemas de negócios, melhorar a precisão dos dados e automatizar sempre que possível – as empresas podem melhorar a eficiência do trabalho desenvolvido em diferentes etapas do processo produtivo em uma organização.

Isso porque as novas plataformas de gestão possuem a capacidade de processar grandes demandas de informação, abrangendo a totalidade das operações do negócio. Assim, com uma visão completa e estruturada da empresa, é possível antecipar possíveis riscos e obter insights estratégicos.

A tomada de decisão informatizada

Atualmente, considerando a imensa competitividade e a alta dinâmica que marcam o âmbito corporativo, a administração de negócios baseada exclusivamente na experiência empírica, na intuição e no “achismo” é contraproducente e potencialmente danosa às organizações.

Em posse de tecnologias modernas e movimentando grandes quantidades de informações, executivos e gestores devem ter nos dados estruturados um referencial confiável e efetivo para a tomada de decisão. A inteligência analítica é, portanto, um pilar indissociável da gestão moderna, e a tecnologia é uma prerrogativa essencial para a construção de um ambiente orientado por dados.

Data-Driven é o presente e o futuro dos negócios

A abordagem data-driven vem se popularizando com notória rapidez nas empresas, sendo responsável por elevar o nível de competitividade de inúmeros negócios. Em um negócio orientado por dados, é possível identificar, combinar e gerenciar múltiplas fontes – tudo isso em tempo real. Assim, o controle de executivos e gestores sobre a cadeia de suprimentos, operações em chão de fábrica, e tantos outros aspectos do negócio é privilegiado.

A abordagem data-driven permite avanços em modernidade e inovação, de modo a otimizar processos e o uso de recursos – o que resulta em um melhor posicionamento competitivo no mercado. Fato é que a relação dos negócios com os dados deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos.

Por fim, ressalto que o uso ativo de dados nas organizações pode facilitar a atuação das empresas frente a um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e complexo. Dados estruturados oferecem referências concretas que beneficiam não só a gestão propriamente dita dos negócios, mas que podem nortear o trabalho das equipes das linhas operacionais também.

A inteligência analítica é uma excelente ferramenta para empresas dos mais diferentes segmentos e tamanhos obterem vantagens competitivas no mercado e, com o passar dos anos, a implementação bem estruturada de uma cultura de dados e o uso defasado dos mesmos pode ser o principal ponto de distinção entre negócios bem-sucedidos e outras empresas.

*Guilherme Tavares é Global CEO do Grupo Toccato, especialista em Gestão Empresarial, com pós-graduação em Marketing e Geoprocessamento e graduação em Publicidade e Propaganda.