>> Mercado

Dasa lança programa inédito para formar colaboradores em tecnologia

Por: Redação, ⌚ 28/07/2022 às 17h42 - Atualizado em 28/07/2022 às 17h49

Primeira turma do Forma Tech é composta por 26 alunos de áreas como recepção, manutenção, radiologia e coleta, que após a qualificação farão parte do time de desenvolvimento de softwares


A Dasa acaba de lançar um programa para formar colaboradores na área de tecnologia, o Forma Tech. O objetivo é que, depois do curso, eles integrem o quadro de programadores da empresa – uma maneira de acelerar a ascensão de suas carreiras, além de suprir um dos principais desafios da área: a escassez de talentos disponíveis no mercado. Afinal, uma estimativa feita pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em 2022, aponta que o déficit de profissionais de TI no Brasil deve chegar a 797 mil até 2025*.  


“A formação dos profissionais dessa área não acompanha a transformação digital pela qual as empresas brasileiras passam. Aqui, na Dasa, temos um banco de mais de 50 mil talentos potenciais que podem atuar na tecnologia. E com a vantagem de já conhecerem o mercado de saúde e estarem inseridos na cultura organizacional do nosso ecossistema”, explica Venâncio Guimarães, diretor de Produtos, Pessoas e Cultura da Dasa.  


Na primeira fase do projeto, que começou em junho de 2022, participam 26 colaboradores (14 homens e 12 mulheres) de áreas variadas, como recepção, manutenção, radiologia e coleta, que já cursam faculdade na área de tecnologia. A trilha de formação foi desenvolvida em parceria com a Alura, uma das maiores plataformas de educação à distância nesse setor, e tem duração de oito semanas. Os alunos poderão escolher em qual jornada de programação se especializar (APP, QA, WEB e BFF) e, nesse período, terão aulas teóricas, mentoria de especialistas das áreas técnicas e, ao final, passarão por uma avaliação de conhecimentos.  


“Quando passarem a integrar o time de tecnologia, esses colaboradores continuarão sendo desenvolvidos e acelerados em seus upskillings para ocupar cargos ainda maiores”, explica o Diretor Geral de Tecnologia e Transformação Digital na Dasa, Danilo Zimmermann. 


Todo o conteúdo será disponibilizado dentro do Dasa Educa, a plataforma em que os colaboradores têm acesso gratuito a conteúdos científicos, lives, simpósios, podcasts e aulas sobre diversas especialidades, além de atualizações e formações sobre os temas mais discutidos pela comunidade médica. 


Transformação digital 


Desde 2018, a área de tecnologia é protagonista na Dasa, que fez um grande investimento em transformação digital. Toda a jornada de saúde na empresa ganhou mais agilidade, eficiência e sustentabilidade, utilizando a inteligência de dados para gerar valor em toda a cadeia e deixar a jornada do paciente mais fluida. 


Para viabilizar essa integração, a Dasa construiu um data lake, o maior do setor privado do país, com 6.4 bilhões de dados (mais de 50% deles interoperáveis). As informações são centralizadas e disponibilizadas a médicos e pacientes no aplicativo NAV, uma nova e única plataforma que empodera e facilita a jornada das pessoas no cuidado da saúde, concentrando todos os históricos de exames e consultas. O Nav Pro, interface da plataforma para os profissionais de saúde, ajuda no acompanhamento dos pacientes e dá até insights clínicos. 


Além disso, o Dasa Exp, a área de inovação que concentra mais de mil profissionais de tecnologia em células ágeis, trabalha com o propósito de melhorar a saúde de milhares de pessoas através de produtos digitais e preditivos aliados à expertise médica. 

>> Panorama