>> Mercado

Computação quântica fomenta parcerias no mercado de TI

Por: Redação, ⌚ 13/01/2022 às 12h01 - Atualizado em 13/01/2022 às 12h01

IBM e LG Electronics fecham acordo para explorar os recursos desse avanço tecnológico em estratégias de inovação aberta, que inclui Big Data, IA, carros conectados, transformação digital, IoT e aplicativos robóticos

A IBM anunciou que a LG Electronics se juntou à IBM Quantum Network para promover aplicações industriais de computação quântica. Ao ingressar na IBM Quantum Network, a empresa fornecerá à LG Electronics acesso aos sistemas de computação quântica e à experiência quântica, além de acesso ao Qiskit, kit de desenvolvimento de software de código aberto da IBM para informações quânticas.

A LG Electronics visa explorar aplicativos de computação quântica na indústria para dar suporte a Big Data, Inteligência Artificial, carros conectados, transformação digital, Internet das coisas e aplicativos de robótica, que requerem o processamento de uma grande quantidade de dados.

Com o IBM Quantum, a LG pode aproveitar as vantagens dos avanços e aplicativos de hardware e software de computação quântica à medida que surgem, de acordo com o roadmap quântico da IBM. Com isso, a LG fornecerá treinamento aos seus funcionários, permitindo que investiguem como os avanços potenciais podem ser aplicados ao seu setor.

“Com base em nossa estratégia de inovação aberta, planejamos usar a tecnologia para desenvolver nossa competência em computação quântica”, disse Byoung-Hoon Kim, CTO e vice-presidente executivo da LG Electronics. “Nosso objetivo é fornecer aos clientes um valor que eles não experimentaram até agora, aproveitando o poder da tecnologia em negócios futuros.”

“Estamos felizes em dar as boas-vindas à LG Electronics em um ecossistema de computação quântica em crescimento na Coréia, em um momento empolgante para a região”, disse Jay Gambetta, IBM Fellow e VP, Quantum Computing da IBM. “O relacionamento entre a IBM e a LG Electronics permitirá que a LG explore novos tipos de problemas associados a tecnologias emergentes e ajudará a fortalecer as capacidades quânticas na Coréia.”

A computação quântica é uma evolução empolgante. Enquanto os computadores clássicos calculam em bits que representam 0 e 1, os computadores quânticos usam qubits que controlam fenômenos da mecânica quântica, como interferência e emaranhamento, para resolver problemas que são fundamentalmente inacessíveis para os computadores clássicos. Como resultado, a computação quântica é adequada para ajudar a explorar novas abordagens de solução de problemas, como aqueles da estratégia de inovação aberta da LG Electronics, que inclui Big Data, IA, carros conectados, transformação digital, IoT e aplicativos robóticos.

No IBM Quantum Summit em novembro de 2021, a IBM revelou seu novo processador de computação quântica ‘Eagle’ de 127 qubit, um grande passo à frente no roteiro da IBM para alcançar o Quantum Advantage.

Existem mais de 170 clientes, incluindo LG Electronics, empresas Fortune 500, startups, instituições acadêmicas e laboratórios de pesquisa trabalhando com a tecnologia IBM Quantum para avançar a computação quântica e explorar aplicações práticas. A equipe e os clientes do IBM Quantum estão pesquisando e explorando como a computação quântica ajudará uma variedade de setores e disciplinas, incluindo finanças, energia, química, ciência dos materiais, otimização e aprendizado de máquina, entre muitos outros.

>> Panorama