>> Mercado

AWS e Zoom estendem seu relacionamento estratégico

Por: Redação, ⌚ 07/12/2020 às 16h08 - Atualizado em 07/12/2020 às 16h08

AWS continua a ser o provedor de nuvem preferencial do Zoom para expandir continuamente sua plataforma principal de videoconferências e inovar nas experiências de cliente


A Amazon Web Services anunciou que Zoom Video Communications selecionou a AWS como seu provedor de nuvem preferencial. O acordo plurianual estende o relacionamento de longa data entre as duas empresas, permitindo ao Zoom escalar rapidamente seus serviços na nuvem líder mundial, enfrentar os desafios trazidos pela pandemia da COVID-19, e também fornecer serviços confiáveis e inovação contínua para sua base de clientes corporativos e individuais em expansão.


A Zoom continuará a aproveitar a infraestrutura global da AWS e seu incomparável portfólio de serviços – incluindo recursos em computação, armazenamento, distribuição de conteúdo e segurança – para criar uma extensão segura e contínua de seus data centers. Além disso, a AWS e o Zoom estão desenvolvendo em colaboração novas soluções para os usuários corporativos da empresa, utilizando a abrangência e a profundidade da AWS para integrar os serviços do Zoom a dispositivos e recursos da Amazon, tornando mais fácil para as organizações administrarem modelos híbridos de trabalho em escritório e remoto.


A AWS tem dado suporte ao Zoom desde 2011 e, no início deste ano, quando a pandemia da COVID-19 começou a impactar empresas, escolas e governos em todo o mundo, o Zoom expandiu seu relacionamento com a AWS para acompanhar o aumento da demanda, à medida que centenas de milhões de novos participantes começaram a usar a plataforma para tudo, desde educação online, passando por reuniões de negócios, confraternizações sociais até aulas de atividade física. No ano passado, o Zoom cresceu na AWS para acomodar um aumento que foi de 10 milhões de participantes de reuniões por dia, em dezembro de 2019, para mais de 300 milhões por dia, regularmente, desde abril de 2020.


A partir de fevereiro de 2020, as equipes de engenharia da AWS e do Zoom trabalharam sem parar e em localidades remotas para atender com segurança e confiabilidade às necessidades desta vasta comunidade de usuários dispersa globalmente, adicionando dezenas de milhares de instâncias do Amazon Elastic Cloud Compute, ou EC2 (servidores virtuais), à capacidade global do Zoom, chegando até mesmo a adicionar milhares de instâncias em um dia, conforme o uso demandava.


Com a AWS, o Zoom está pronto para atender às demandas dos seus clientes com latência baixa em qualquer lugar do mundo, ao mesmo tempo em que entrega continuamente novos recursos para aprimorar a experiência de seus usuários. Hoje, utilizando a AWS, o Zoom é capaz de se adaptar perfeitamente à demanda global por seus serviços. O Zoom agora fornece tecnologia de videoconferência para mais de 130.000 escolas em todo o mundo gratuitamente, além de atender milhões de famílias e indivíduos, e também seus usuários de escala empresarial tradicionais – empresas, governos, instituições de saúde e educacionais e outras grandes organizações.


Atrelado ao seu crescimento repentino, o Zoom também enfrentou um aumento acentuado na demanda por atendimento ao cliente nos últimos nove meses, conforme novos usuários adotaram sua plataforma. A AWS forneceu ao Zoom mais de mil desktops virtuais com Amazon WorkSpaces para ajudar a empresa a gerenciar um aumento sem precedentes na demanda por suporte de help desk, enquanto seus funcionários trabalham remotamente durante a pandemia.


“A COVID-19 mudou tudo para o Zoom, exigindo que a empresa atendesse às necessidades de videoconferência de centenas de milhões de novos participantes em todo o mundo, e a AWS estava lá desde o início, garantindo que o Zoom pudesse aumentar sua escala para atender a esses novos requisitos praticamente da noite para o dia”, afirma Andy Jassy, CEO da AWS.


A AWS também forneceu infraestrutura de nuvem adicional e suporte de monitoramento de segurança para ajudar o Zoom a transmitir grandes eventos, como eventos esportivos e de entretenimento transmitidos por emissoras de escala nacional, com sucesso e de forma mais segura, formando uma equipe de inteligência contra ameaças dedicada para monitorar os ambientes AWS do Zoom durante estes eventos.


O Zoom e a AWS também estão tornando cada vez mais fácil e seguro para as empresas aplicarem modelos híbridos de local de trabalho, nos quais os colaboradores circulam tranquilamente entre o home-office e o escritório. Por exemplo, o Zoom vai integrar seu serviço de videoconferência em dispositivos Amazon Echo Show selecionados (display inteligente da Amazon habilitado para Alexa), e também vai incorporar recursos Alexa for Business em seu serviço Zoom Rooms, incluindo controle por voz.


Além disso, o Zoom e a AWS estão aprofundando sua colaboração para reimaginar o futuro da comunicação online, aproveitando o incomparável portfólio de serviços da AWS, com recursos de machine learning, monitoramento e resposta de ameaças, criptografia e visualização de dados, para criar novos recursos, produtos e serviços para os usuários do Zoom.


“Enfrentamos uma demanda global sem precedentes no ano passado, e fomos capazes de lidar com isso, em grande parte, por executar uma maioria substancial de nossos workloads baseados em nuvem na AWS, nosso provedor de nuvem preferencial, e por contar com seu desempenho e escalabilidade”, conta Eric S. Yuan, CEO do Zoom.

>> Panorama