>> Indústria

Uisa integra operações com solução e se consolida como biorrefinaria

Por: Redação, ⌚ 14/05/2021 às 12h11 - Atualizado em 14/05/2021 às 16h23

Transformação digital do grupo sustenta estratégia unificada para produção de energia limpa, insumos e alimentos a partir de matérias primas de origem vegetal


A Uisa deu um passo importante em seu processo de transformação digital com a conclusão do processo de implementação do sistema de gestão SAP S/4HANA, concluído no início de abril de 2021. Com operação em diversos estados do Centro-Oeste e Norte, a empresa escolheu a SAP como parceira estratégica para seus planos de crescimento e conquistas de novos mercados dentro do conceito de biorrefinaria com foco na produção de energia limpa.


Rodrigo Ribeiro Gonçalves, gerente executivo de TI da Uisa, explica que a companhia já usava o SAP ECC (geração anterior de ERP) e com as demandas de transformação dos negócios a empresa avaliou que estava diante de uma oportunidade para modernizar a gestão do back office, aproveitando a unificação das operações sob a marca Uisa e avançando rapidamente na digitalização de processos manuais. 


“Temos a necessidade de obter informações em tempo real de todos os processos internos, integrados com os sistemas de supply chain (cadeia de suprimentos) para dar visibilidade de todos projetos da empresa, agilizando a tomada de decisão, além de funcionar como um centro de serviços compartilhados para as demais empresas do grupo”, completa Gonçalves.


A consultoria e implementação do projeto foi conduzida pela Atos, com duração total de 8 meses e hospedagem em Google Cloud. O projeto se destacou ainda pela adoção de metodologia ágil Activate da SAP, para adoção standard do sistema de gestão SAP S/4HANA, aproveitando a expertise acumulada da SAP no setor de agronegócio e adotando uma solução de classe mundial.


“Para agilizar a adoção, a Atos realizou um processo de adequação e redesenho dos processos em parceria com os times internos da Uisa e destacou o ambiente de experiência do usuário SAP Fiori como fundamental para trazer eficiência e simplicidade operacional, liberando tempo das equipes para dedicação aos projetos estratégicos da empresa”, resume Gonçalves.


“Todos os nossos 5 centros de distribuição já operam com o novo ERP e desde o go-live em abril já estamos vendendo e faturando a partir do S/4HANA. Embora as iniciativas de modernização contemplem outros projetos, podemos afirmar que a adoção do ERP digital é o coração da transformação digital da Uisa”, detalha o gerente de TI.


Os próximos passos incluem a integração com o sistema de Finanças, ainda neste trimestre, e a integração com a rede 4G+, que vai oferecer cobertura de Internet a todos os ativos da empresa.

>> Panorama