Edit Content

Menu

shutterstock_252310486_Horoscope

Nexa embarca na jornada para a transformação digital

Nexa embarca na jornada para a transformação digital

Mineradora migrou 60% de seu parque tecnológico para a nuvem, alcançando uma economia de 27% nos custos operacionais

Compartilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A TIVIT foi a responsável pela migração para a nuvem de 60% do parque tecnológico da Nexa Resources, uma das empresas investidas da Votorantim. A ação teve como objetivo central apoiar a companhia em seu projeto de transformação digital, com foco no suporte ao plano de crescimento e desenvolvimento dos negócios da Nexa. Para esses resultados, a companhia entendeu que seria necessário um parceiro que proporcionasse flexibilidade e agilidade no processamento de seus ambientes, garantindo, além disso, a segurança dos dados.

 

“A TIVIT ofereceu as melhores soluções para a nossa transformação digital, e está alinhada com a nossa estratégia de crescimento. Por isso, a opção foi migrar para uma solução de cloud, que tem muito mais capacidade e flexibilidade, comparada aos servidores físicos. Isso foi um ponto chave dentro da proposta, entregar o processamento em uma velocidade maior promovendo capacidade para acompanhar os planos de crescimento da companhia”, conta José Antônio Furtado”, CIO da Nexa.

 

A equipe de especialistas da TIVIT realizou um trabalho completo de jornada de nuvem, iniciando por uma etapa de Cloud Strategy, por meio da qual foram definidos os objetivos a serem alcançados e o roadmap para a jornada. Na sequência, o projeto contou com o Workload Assessment, que foi a análise dos ambientes a serem migrados e o estudo de integração com ambientes híbridos; além do Onboarding, que já é o começo do processo de integração, quando o fluxo é iniciado, e, finalmente, o Cloud Migration, que é a transição dos workloads: a transformação dos ambientes e a integração com os serviços tradicionais de TI. “O papel da TIVIT é o de manter o ambiente em nuvem estável e otimizado, realizando um monitoramento integrado dos ambientes híbridos e gerenciando seus workloads através de um modelo de operaçãoDevOps”, conta André Frederico, Diretor Executivo e Head of Cloud da TIVIT.

 

Um dos maiores impactos no negócio da Nexa durante a jornada para a nuvem, foi o aumento da capacidade de processamento, além da simplificação no processo de gestão dos servidores. Com isso, as companhias já têm estudado a implementação da segunda fase do projeto, que contará agora com a migração dos quase 40% restantes do parque da Nexa para a nuvem, somando, ao todo, 200 servidores. “Atualmente, avaliamos quais outras áreas devem ser migradas. Para nós, o importante é viabilizar a estratégia da Nexa, e sabemos que essa análise, baseada em inteligência de negócio, é imprescindível e deve ser constante. Vamos migrar tudo o que fizer sentido”, encerra Furtado.

 

Relacionamento Votorantim e Nexa com a TIVIT

 

A Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais do país, conta com uma sólida parceria de mais de 14 anos com a TIVIT.  Já com a Nexa, especificamente, a TIVIT possui um relacionamento de quase 20 anos, em um contrato de prestação de serviços que contempla soluções de Infrastructure Management, com monitoração e suporte de data center; Centro de Operação de Redes, Digital Business, com soluções de NOC (Networking Operation Center), SOC (Security Operations Center), Digital Workplace, Suporte Dedicado, além de Cloud Computing.