>> Indústria

Integrada Cooperativa Agroindustrial reduz em 30% esforços de TI com ferramenta

Por: Redação, ⌚ 04/08/2021 às 12h00 - Atualizado em 04/08/2021 às 18h44

Solução conectada ao ERP vai atender necessidades particulares da cooperativa, facilitando a comercialização de commodities específicas para os cooperados


O ano de 2020 para o agronegócio foi bastante positivo, ampliando para 26,6% a participação do setor no PIB total do Brasil e alcançando importantes marcas, como a safra recorde de grãos que atingiu 254,1 milhões de toneladas. Desse total, a Integrada Cooperativa Agroindustrial recebeu uma produção recorde de 18 milhões de sacas de milho na segunda safra, sendo responsável por uma participação no mercado agrícola de 1% na safra do Brasil.


A cooperativa atua recebendo a produção agrícola de mais de 11 mil cooperados, além da comercialização de insumos e assistência técnica. Com essa dinâmica de negócios, em que o cooperado entrega a produção e compra insumos, a Integrada sentiu a necessidade de criar um produto customizado agnóstico, a fim de proporcionar uma experiência mais ágil e aumento de produtividade para a cadeia.


Cliente da Linha Datasul há mais de 20 anos, a Integrada Cooperativa Agroindustrial contou mais uma vez com a parceria da maior empresa de tecnologia do Brasil, dessa vez, para desenvolver um projeto de coinovação. Assim, com o apoio do cliente, a TOTVS vem projetando diversas inovações para criar um novo produto de comercialização de commodities específicas a partir de tecnologias de ponta, como micro serviços, mobilidade e uma interface e usabilidade construída em conjunto com quem vai utilizar a ferramenta de fato.


“O processo de cocriação desse produto tem sido bastante alinhado e com envolvimento de ambas as empresas, que realizaram reuniões e acompanhamentos de entregas e validações dos usuários. A solução chega para agregar e reduzir em mais de 30% os esforços de manutenção por parte do nosso time de TI”, explica Emerson Zanoti, gerente de Tecnologia da Informação da Integrada.


A cooperativa também prevê que a implementação do novo produto reduza gastos anuais de cerca de R$200 mil com mão de obra da área de TI. “Com isso, será possível redirecionar os trabalhos do time para outras iniciativas estratégicas da empresa, além de termos um ganho com um produto mais conectado, com usabilidade intuitiva e confiável”, complementa Zanoti.


Com o TOTVS RH – Linha Datasul, a cooperativa tem uma gestão mais segura e eficiente dos colaboradores; com todos os módulos do TOTVS BackOffice – Linha Datasul, como faturamento, estoque, recebimento, contas a pagar e a receber e controladoria, a empresa opera com maior agilidade e facilidade no dia a dia, já que é um sistema bastante robusto e capaz de suprir às necessidades da cooperativa. “Com essas ferramentas, nós temos acesso a informações em tempo real, que facilitam a tomada de decisão e o controle de todas as operações. Pelo volume de produção que recebemos e precisamos gerenciar, agilidade e facilidade nas operações do dia a dia é fundamental”, afirma o gerente.

>> Panorama