>> Indústria

EDP Smart utiliza solução para desenvolver seu e-commerce

Por: Redação, ⌚ 14/08/2020 às 16h15 - Atualizado em 14/08/2020 às 16h15

A cultura agile foi incorporada à empresa de energia para acelerar seu roadmap digital e, agora, a próxima onda do produto é fazer uso de analytics para coletar dados de padrões de usuários e transformá-los em conhecimento a favor dos negócios


A Programmer’s anuncia ao mercado o resultado de sua parceria com a EDP Smart: apenas 6 meses para concluir um novo produto digital, uma plataforma de e-commerce da divisão do grupo EDP Brasil que reúne seu portfólio de soluções em energia. 


Lançado em junho deste ano, o e-commerce da EDP Smart é voltado para clientes residenciais. O projeto foi idealizado e desenvolvido a partir da utilização do Agile Experience, plataforma exclusiva da Programmer’s que combina práticas e processos ágeis  junto com o framework do Scrum, um dos grandes responsáveis por acelerar o go to market da nova plataforma que hoje permite aos clientes a possibilidade de compra dos produtos e serviços da EDP Smart por meio de uma jornada 100% digital. 


Totalmente integrado ao ERP e ao CRM da empresa, o e-commerce da EDP Smart está funcionando como uma plataforma agregadora das interações da companhia com os clientes. O próximo passo é fazer uso de analytics a fim de coletar dados sobre padrões de consumo e transformá-los em conhecimento a favor da tomada de decisões para os negócios.


“Precisaremos cada vez mais de dados e informações para navegarmos nesse ambiente digital, que é algo totalmente inovador para um setor tradicional como o de energia. Já definimos 300 indicadores que estão sendo mapeados, englobando a área do Smart como um todo”, diz Nuno Pinto, Head de mobilidade elétrica e negócios B2C da EDP no Brasil.


De acordo com o executivo, a utilização do Agile Experience foi fundamental no desenvolvimento da plataforma de e-commerce. “Agile Experience nos garantiu um ganho de tempo significativo, permitindo testagens rápidas e dinâmicas do produto para correções de rota sempre que necessário. Com as sprints (ciclos curtos de desenvolvimento) tínhamos a real noção do andamento do produto e podíamos fazer ajustes com rapidez. Incorporar a cultura ágil nos mostrou novas formas de implementação de produtos digitais nessa jornada de transformação e foco na experiência do cliente.” 


Parceria EDP Smart e Programmer’s


A parceria entre as duas empresas já vem desde 2015 e representa uma parceria consolidada em diversas frentes da EDP voltadas à inovação e à transformação digital. Para Nuno Pinto da EDP, a escolha pela Programmer’s no desenvolvimento da plataforma de e-commerce levou em conta pontos como capacitação e experiência. “Ter um parceiro com alto grau de conhecimento nos negócios da EDP certamente credenciou a Programmer’s como parceira também neste novo projeto. Outro ponto forte é que se trata de uma empresa que realmente privilegia o relacionamento próximo e estreito com o cliente, dando confiança e segurança. E o fato de ser uma empresa experiente em agile garantiu a sinergia de que precisávamos para desenvolver um produto tão inovador para o mercado de energia”, comenta Nuno.


“Tem sido uma experiência incrível para a Programmer’s apoiar a EDP em sua jornada digital e cultura ágil no desenvolvimento de produtos. Ser parceira de uma companhia que inova e desafia os padrões tradicionais de relacionamento com os clientes certamente nos motiva a cada vez mais aprimorar nossa oferta ao mercado”, diz o COO da Programmer’s, Marcelo Mac Fadden. 

>> Panorama