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BRK Ambiental implementa tecnologia para automatizar os processos

Por: Redação, ⌚ 03/12/2020 às 14h43 - Atualizado em 03/12/2020 às 14h43

 ITSM e ITBM, da ServiceNow, foram implementados remotamente nos mais de 100 municípios brasileiros atendidos pela concessionária de saneamento básico


Para uma empresa presente em 12 estados brasileiros funcionar perfeitamente, os processos de gestão devem ser automatizados, centralizados e assertivos ꟷ uma realidade contrária dificultaria a execução do trabalho e o tornaria repetitivo. Para mudar esse cenário, a BRK Ambiental, procurou a Organize Cloud Labs para promover transformações significativas nas áreas de TI e de negócios da companhia.


A implementação utilizada foi de ITSM (Gerenciamento de Serviços de Tecnologia da Informação) e ITBM (Gerenciamento de Negócios de Tecnologia da Informação), da ServiceNow, para prevenir problemas como: mais de uma ferramenta para processos de TI; falta de transparência aos usuários no acompanhamento dos atendimentos, controles e relatórios manuais despadronizados; e ausência de dashboards informativos para visibilidade dos principais indicadores.


“O projeto na BRK Ambiental foi robusto, complexo e englobou as unidades de todo o Brasil, tornando o processo de automação unificado de norte a sul, o que possibilita total padronização do trabalho da empresa, não importa a região”, diz Leandro Torres, Fundador da Organize Cloud Labs, líder da prática de ServiceNow da Accenture Technology na América Latina


A implementação das ferramentas aconteceu nas áreas de TI e de negócios da empresa. “As tecnologias da ServiceNow cresceram tanto dentro da BRK Ambiental que outras áreas de negócios estão procurando a TI para utilizar as ferramentas nos processos de digitalização, no controle de solicitações e também para promover melhorias contínuas nas áreas”, afirma André Barbosa, Gerente de Governança da BRK Ambiental. 


Após a implementação do ITSM, a empresa passou a ter uma única plataforma para autoatendimento, abertura de incidentes, requisição de serviços e gestão de projetos; os processos passaram a ser totalmente padronizados e digitalizados, além de elevar a maturidade dos serviços de TI. “Estamos muito mais assertivos, até para a identificação de problemas”, pontua Barbosa. 


Com a centralização do trabalho em apenas uma ferramenta, os colaboradores registram as solicitações de serviços e incidentes, visualizam indicadores para vários processos, constroem novos dashboards e controles com mais agilidade. 


Já o ITBM trouxe benefícios para a área de gestão de projetos. A ferramenta possibilita criar novos relatórios e indicadores e conta com a funcionalidade de review de status e report por e-mail.


“O portal de projetos, por exemplo, está completo,  mostra todo o portfólio, agora  é possível ter controle de cada ação, seus principais indicadores, o status de andamento, tudo em uma única tela. Essas mudanças trouxeram grande avanço para a área, pois simplificou a gestão de todo o processo e tornou as tomadas de decisões mais assertivas”, reforça.


Com a implementação das soluções, a BRK Ambiental ganhou mais assertividade na resolução dos problemas e todo o sistema está padronizado, automatizado e unificado. “O projeto atingiu nosso objetivo principal e agora estamos numa jornada de constante aprimoramento, assim como qualquer ferramenta que se implementa”, conclui André Barbosa.

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