>> Governo

Prefeitura de Botucatu amplia projeto de WI-FI nas praças da cidade

Por: Redação, ⌚ 25/02/2022 às 10h56 - Atualizado em 25/02/2022 às 10h56

O projeto municipal, que já disponibilizava conexão em 18 praças, passa agora a contemplar 45 pontos de acessos


A Allcomnet Tecnologia e Sistemas, vencedora de licitação junto a prefeitura de Botucatu, retomou o Projeto WI-FI em vários pontos estratégicos da cidade, visando prover conectividade gratuita a todos os cidadãos do município.


O projeto de internet gratuita nas Praças é uma experiência antiga na cidade, desde 2003. João Aparecido de Moraes, chefe da Divisão de Tecnologia e Recursos da Informação da Prefeitura de Botucatu, destaca que o desafio era muito grande. “A nossa meta era dobrar a capacidade de cobertura, utilizando tecnologia 2.4 Ghz e 5.0 Ghz simultaneamente, mas para isso precisávamos ampliar a rede de fibra óptica, e atualizar os pontos de acesso WI-FI com tecnologia atual e mais moderna”.


Além de levar a conectividade a mais 45 pontos, inclusive aos locais mais remotos de Botucatu, a topologia da rede foi completamente alterada com fibra óptica até as praças e localidades provendo o sinal WI-FI com a tecnologia WI-FI MIMO, tanto em 2,4 Ghz como em 5,00 Ghz com os equipamentos com a classificação IP67 à prova d´água.


“Nosso maior desafio foi a implantação e atualização dos dispositivos APs num prazo muito curto de implantação. O sistema anterior era muito obsoleto utilizava tecnologia em 2,4Ghz, utilizando o próprio WI-FI com ponte de acesso até as praças, nada foi aproveitado do sistema anterior”, explica Rogério Prenholato, diretor de negócios e tecnologia da empresa Allcomnet.

>> Panorama