>> Governo

Câmara Municipal de GO aposta em tecnologia para modernização do sistema de áudio e vídeo

Por: Redação, ⌚ 08/02/2022 às 11h42 - Atualizado em 08/02/2022 às 11h43

Projeto contou com a modernização de diversos ambientes, entre eles o plenário, os auditórios e todas as salas de reuniões. Entre as tecnologias implementadas, está o primeiro sistema de votação integrado à biometria do Brasil


A Seal Telecom anunciou a implementação de soluções de áudio e vídeo na Câmara Municipal de Goiânia. Por meio de licitação pública, a empresa foi responsável pela modernização de diversos ambientes, entre eles o plenário, os auditórios e todas as salas de reuniões do prédio. Entre as tecnologias instaladas, está o primeiro sistema de votação integrado à biometria do Brasil.


No plenário, foram instalados um videowall, sistema de sonorização de alta definição, câmeras robóticas para acompanhamento de pronunciamentos dos vereadores e o sistema de votação totalmente integrado à biometria.


Com o desafio de adicionar a leitura de impressão digital ao sistema de votação, a Seal Telecom desenvolveu dentro de sua própria softwarehouse, o Escritório Criativo, um projeto customizado de integração. O novo sistema de votação gera relatórios com contagem de quórum, o tempo utilizado por cada partido e o resultado da votação, além de permitir que o presidente da Câmara acesse os dados em tempo real para controle de todas as reuniões.


“Com o nosso sistema, temos um controle total e muito mais segurança. O vereador só consegue acessar o sistema do plenário caso tenha o seu cartão pessoal e a sua biometria, ou seja, uma verificação em duas etapas que garante a integridade das reuniões e votações”, afirma Marco Antônio Ribeiro Gomes, Chefe do Departamento de Áudio e Vídeo da Câmara Municipal de Goiânia.


Nas salas de reuniões da presidência, bem como nos auditórios, foram instalados projetores, terminais de videoconferências e um serviço de streaming de vídeos, todos gerenciáveis por meio de um tablet. Na sala de reuniões, onde são feitas as comissões de inquéritos, por exemplo, a Seal Telecom também inseriu um videowall e tela interativa, permitindo que os encontros realizados nesse ambiente sejam transmitidos pela internet ou pela rede local.


“Com os ambientes modernos e totalmente integrados, o projeto conta com o que há de mais moderno em soluções de Áudio, Vídeo e Automação para atender às expectativas e necessidades da Câmara Municipal. Como sempre, a Seal Telecom utilizou toda a sua expertise para proporcionar a melhor experiência ao cliente. ”, destaca Sheila Lins, Gerente de Contas da Seal Telecom. 

>> Panorama