>> Finanças

Intervalor turbina velocidade das operações com hiperconvergência

Por: Redação, ⌚ 30/04/2021 às 12h12 - Atualizado em 30/04/2021 às 12h14

Rotinas que antes duravam até 12 horas ficaram 70% mais rápidas; com a escalabilidade adquirida, Intervalor ganha fôlego para crescer


A Intervalor é um dos principais players de relacionamento e serviços financeiros do Brasil, registrando mais de 15 milhões de usuários ativos em suas soluções de TI. Para suportar seu crescimento em curto e médio prazo, a empresa se viu diante do desafio de gerenciar a complexidade de suas operações bancárias com a eficiência e a velocidade que o mercado exige.


O diagnóstico, feito pela V8 Consulting, integradora de soluções corporativas para nuvem, apontava para a substituição de storages e servidores pela tecnologia de hiperconvergência, garantindo mais eficiência e segurança aos processos. A hiperconvergência é a estrutura de TI usada para reduzir a complexidade de data centers e aumentar a escalabilidade dos negócios, unindo armazenamento, computação e rede em um único e virtualizado sistema.


Para promover a atualização do ambiente demandado pela instituição, a V8 indicou a adoção da tecnologia de hiperconvergência Dell VxRail. Com a implantação do sistema, a Intervalor ganhou alta performance, capacidade para crescer horizontal e verticalmente, expansão RAM, disponibilidade de datacenters com velocidade e economia de recursos.


Outra implementação orientada pela V8 para garantir melhor performance do ambiente foi a adoção de VMWare vSAN, de software-defined storage, e VMWare vSphere, solução de Hypervisor.


Todo o processo foi realizado em cerca de um ano. O trabalho em conjunto das equipes foi primordial em todas as fases do processo, desde o assessment do ambiente à implementação da tecnologia de hiperconvergência Dell VxRail, VMWare vSAN, VMWare vSphere e solução de Hypervisor, estabilização de ambientes, migração de dados e otimização.


“Com o planejamento e o comprometimento dos times, conseguimos o refresh do ambiente, tão urgente para as aplicações da Intervalor, dentro do prazo esperado e com os melhores resultados”, afirma Luciano Gonçalves, vendedor de contas nomeadas da V8 Consulting.


A implementação da tecnologia de hiperconvergência trouxe mais rapidez às aplicações da Intervalor e o ambiente mais estável contribuiu para que o contato com o consumidor final fosse fluido e com qualidade. Com isso, a avaliação da Intervalor no ranking de clientes melhorou e a empresa conquistou mais operações e novas carteiras.


Alta disponibilidade, flexibilidade e performance


A performance em recuperação de crédito é um dos indicadores-chave da Intervalor. Com a nova plataforma, a empresa conseguiu disponibilizar bases de bancos de dados com simplicidade e agilidade, e a compactação de dados teve um ganho em torno de 80%. Já os processos de rotinas, que levavam até 12 horas e rodavam durante a madrugada, ficaram 70% mais velozes.


A compressão dos datacenters e a deduplicação (técnica para eliminar cópias duplicadas de dados repetidos) feitas pela tecnologia da Dell VxRail proporcionaram economia de disco ao ambiente da Intervalor, que agora suporta 40% a mais do volume de dados (cerca de 30 TB).


A fluidez do processo como um todo permitiu que as janelas de backup fossem diminuídas consideravelmente. Se antes as equipes de dados passavam a noite realizando esse processamento, hoje garantem a disponibilidade das bases em um intervalo de duas a três horas.

>> Panorama