>> Finanças

Plataforma de investimentos adota SD-WAN para ganho de performance

Por: Redação, ⌚ 17/12/2020 às 16h15 - Atualizado em 18/12/2020 às 16h45

Plataforma buscou a solução para se comunicar junto a players com segurança e alta disponibilidade


A sim;paul, plataforma de investimentos, adotou a tecnologia SD-WAN, que promove o uso inteligente de redes de longa distância, para obter uma comunicação mais rápida e segura entre os escritórios da empresa e com os players do mercado financeiro. O serviço é oferecido pela RTM – Rede de Telecomunicações para o mercado, empresa da ANBIMA e B3, especializada no mercado financeiro. O objetivo foi garantir uma conectividade de alta performance e resiliente a falhas, atendendo também as obrigações regulatórias do setor.


Segundo o gerente de Infraestrutura e Segurança da Informação da sim;paul, Luís Henrique Guimarães, a tecnologia proporcionou um ganho de banda à empresa, já que consegue agregar as bandas contratadas, fazendo uso de 100% delas enquanto os links estão ativos.


“Nós conseguimos através da solução somar a capacidade de dois links que temos contratado com a RTM para acessar a B3 ou outros provedores de serviços financeiros com mais rapidez”, destacou. “Isso também permitiu atingir nosso objetivo sem precisar adquirir outros equipamentos para comutação de links, o que é bastante econômico”.


A adoção de serviços gerenciados de rede, como a tecnologia SD-WAN, é uma tendência no mercado corporativo. De acordo com estudo divulgado pela IDC, é esperado o aumento de mais de 70% no uso da solução no Brasil. Para o gerente de Engenharia de Redes da RTM, Cláudio Tourino, a SD-WAN ajuda no processo de transformação digital das empresas.


Além do ganho de banda, Guimarães ressaltou a resiliência da tecnologia, capaz de resistir a falhas e quedas na comunicação, algo importante para quem atua no mercado financeiro. “É muito difícil fazer um load balance (balanceamento de carga) e um failover (computação tolerante a falhas) em uma mesma solução e a SD-WAN da RTM tem essas duas features, eliminando problemas ou quebras de sessão na conexão com outros pontos de rede”.

>> Panorama