>> Finanças

Santander lança plataforma de gestão financeira para empresas

Por: Redação, ⌚ 04/05/2022 às 12h20 - Atualizado em 04/05/2022 às 12h20

Banco desenvolve ferramenta que analisa e gerencia movimentações e fluxo de caixa em um único canal, utilizando gradualmente dados compartilhados pelas companhias via Open Finance 


O Santander é o primeiro banco do país a desenvolver uma plataforma de gestão financeira que gerencia o fluxo de caixa dos seus clientes PJ e permitirá, gradualmente, a consolidação das funcionalidades disponíveis no Open Finance. A ferramenta começa a ser disponibilizada no Internet Banking empresarial da Instituição a partir desta semana. O objetivo é entregar ao cliente PJ mais do que uma simples fotografia do seu fluxo de caixa, mas uma análise completa das movimentações já realizadas e futuras, orientando as tomadas de decisões da empresa em um único lugar.


O principal atributo da plataforma denominada “Santander Gestão Integrada” é oferecer a orientação gerencial mais adequada para sua tomada de decisão em cima das soluções bancárias já disponíveis para a empresa. Esta é a principal diferença entre um agregador de fluxo de caixa, para um consolidador como o desenvolvido pelo Santander. A nova ferramenta analisa o que a empresa tem a receber e o que tem a pagar, consolida as informações em um só lugar e indica qual a melhor decisão, baseada nos dados disponíveis. 


Além de ser uma das maiores plataformas para gestão de empresas do Brasil, o Santander Gestão Integrada é uma solução que consolida dados de empresas e aponta respostas imediatas às situações reais. A primeira fase de lançamento da plataforma reúne quatro funcionalidades e permitirá visões analítica e gráficas, 100% online, sem custo e com a possibilidade de o cliente exportar seus dados. Em breve, serão adicionadas ofertas e notificações aos usuários para que eles tomem atitudes específicas para variadas situações.


A ferramenta oferece ainda a visão dos pagamentos e recebimentos realizados pela empresa nos últimos três meses e os lançamentos futuros também no horizonte de 90 dias. Em breve, este prazo será expandido permitindo filtrar 24 meses anteriores e os 12 meses posteriores. Nesta primeira fase, já estão disponíveis as movimentações de PIX, cobrança, pagamentos de salários, TED, DOC e transferências. A proposta do Banco é em todos os meses disponibilizar pelo menos uma nova novidade para o empreendedor.


“Somos a primeira instituição financeira do país a apresentar uma solução que consolidará dados compartilhados pelas companhias com vistas a um cenário de Open Finance, buscando as mais avançadas funcionalidades que essa nova realidade oferece para uma gestão mais eficiente e robusta”, afirma Franco Fasoli, diretor de Empresas do Santander.

>> Panorama