>> Finanças

5 pontos porque o Low-Code é o futuro dos bancos digitais e fintechs

Por: Redação, ⌚ 15/07/2022 às 11h10 - Atualizado em 15/07/2022 às 11h41

De acordo com levantamento, 70% dos novos aplicativos desenvolvidos pelas empresas utilizarão a tecnologia Low-Code ou No-Code até 2025


Por Wagner Martin


Os bancos atuais são muito diferentes do que eram há apenas uma década. E não será exagero atribuir grande parte dessa transformação à tecnologia. Na era digital, é impossível alcançar seus objetivos de negócios sem um arsenal completo de aplicações digitais. E um fator-chave que leva à inovação e, consequentemente, à melhoria da oferta de soluções e à retenção e atração de clientes é a tecnologia Low-Code. 


De acordo com o Gartner, 70% dos novos aplicativos desenvolvidos pelas empresas utilizarão a tecnologia Low-Code ou No-Code até 2025. O dado reflete as vantagens dessa tecnologia, possibilitando que as empresas construam aplicativos digitais com processos e modelos específicos para aquela indústria, sem a necessidade de se criar um software do zero, economizando tempo de execução essencial e recursos com mão de obra. É a democratização do desenvolvimento de softwares. 


Hoje, a adoção de plataformas Low-Code ajuda a eliminar gargalos comuns em empresas com pouca expertise tecnológica, além de ser um grande aliado para empresas num período de baixa disponibilidade de programadores e profissionais de TI altamente qualificados.  


O que é uma solução de Low-Code? 


Vale explicar um pouco mais o que é essa tecnologia. O Low-Code Platform Development (LCPD) – ou simplesmente Low-Code – é uma abordagem para o desenvolvimento de software que prevê pouca ou nenhuma codificação no desenvolvimento de aplicativos. Em vez de escrever códigos em linguagens de programação complexas e extensas, os desenvolvedores trabalham para que você possa empregar interfaces visuais com lógica básica, com comandos de arrastar e soltar. Assim, elas permitem um trabalho de codificação tradicional sem a necessidade de conhecer explicitamente a linguagem de programação em si. 


Além de usar uma interface gráfica para o usuário, a ferramenta também eliminou a necessidade de criar estruturas, vincular diferentes bancos de dados e realizar outras tarefas que normalmente são necessárias para codificar um software ou um aplicativo. 


O que torna o Low-Code a solução perfeita para aplicativos bancários? 


Custo reduzido: Com o desenvolvimento dessa tecnologia, é possível a uma empresa receber rapidamente uma solução para disponibilizar aos seus clientes sem esperar vários meses para que seja desenvolvida do zero. O desenvolvimento e manutenção de canais digitais podem ser realizados com equipes menores e sem a necessidade de um desenvolvedor mais experiente, uma vez que há uma tendência de escassez destes profissionais no mercado. Até mesmo um desenvolvedor iniciante consegue implantar novas features estendendo o ciclo de vida dos aplicativos e evitando a obsolescência tecnológica, dado que os processos de teste e implantação dos aplicativos são automatizados na plataforma, e as equipes técnicas também podem ser mais orientadas para o negócio, diminuindo a dependência de grandes equipes focadas em programação manual. Neste cenário, o custo do investimento é baixo e o retorno sobre o investimento é alto, uma vez que os sistemas são estáveis e altamente seguros. 


Importante considerarmos que uma plataforma low-code possui conhecimento acumulado dentre os varios cases que se implementa e acaba trazendo consigo nível de UX/UI, segurança e compliance já resolvido e provado em diversas soluções.  


Aberta e expansível: As aplicações precisam ser flexíveis e funcionar perfeitamente de acordo com a demanda e a necessidade da empresa e do usuário. Dessa maneira, a plataformas Low-Code são prontas para fornecer recursos estendidos, integrando sistemas diversos como plugins, SDKs e componentes compatíveis, garantindo a segurança e operabilidade necessárias para o pleno funcionamento da aplicação e a satisfação do usuário. Além disso, possibilitam simplificar a gestão dos canais digitais e abrem a possibilidade de adicionar mais funcionalidades no futuro. 


Time to market e agilidade na construção de aplicativos: Velocidade e eficiência nos ciclos de produção de canais digitais são uma exigência atual do mercado. O público bancarizado anseia por mudanças e a resposta das empresas para atender o consumidor precisa ser instantânea. As plataformas Low-Code são concebidas para acelerar a inovação com recursos prontos para uso, integrações, automatização e simplificação de processos. Assim, você constrói aplicativos em menos tempo e com total segurança e a empresa ganha mais tempo para focar em outras áreas importantes do negócio. As plataformas de tecnologia de Low-Code são vantajosas porque permitem a produção de aplicativos web e móvel usando processos e modelos específicos para o setor financeiro, sem a necessidade de criar software do zero.  


Segurança: Especialistas em desenvolvimento Low-Code se encarregam de fornecer recursos integrados de segurança cibernética para fornecer a melhor proteção da classe para os clientes de maneira simples. Assim, soluções desenvolvidas a partir dessas premissas terão um alto nível de proteção e máxima segurança para uso no ambiente bancário e financeiro.  


Melhor experiência para o cliente: Este é o momento em que as expectativas dos clientes estão nas nuvens. Em um ambiente de alta concorrência, eles querem que as empresas se adaptem às mudanças de mercado com celeridade. O Low-Code torna possível criar experiências de usuário omnichannel de alto nível que superam as expectativas digitais do mercado. Os apps baseados em Low-Code têm uma navegabilidade mais amigável e intuitiva, implantação rápida e com qualidade orientada para o cliente. 


Concluindo, na medida em que o mercado precisa de soluções ágeis e seguras, o Low-Code ganha a preferência das organizações. As organizações hoje são obrigadas a encontrar maneiras de se adaptar rapidamente às novas realidades de mercado e às diferentes tecnologias e o desenvolvimento aplicações em Low-Code fornece os meios para se transformar rapidamente, manter-se relevante e à frente dos concorrentes. Facilita a implantação mais rápida de recursos e o cumprimento dos requisitos de segurança, sendo assim uma tecnologia altamente eficiente. Nesse cenário, escolher um provedor de plataforma confiável para desenvolver aplicações em Low-Code é essencial para se obter os melhores benefícios. 


*Wagner Martin, VP de Desenvolvimento de Negócios da Veritran 

>> Panorama