>> Finanças

Cielo aposta em plataforma digital para melhorar experiência dos clientes

Por: Redação, ⌚ 22/04/2022 às 15h14 - Atualizado em 22/04/2022 às 15h14

Um dos benefícios será a automação dos processos de governança, reduzindo o prazo de entrega de produtos digitais e a disponibilização facilitada de arquiteturas de referência, aumentando a eficiência da estratégia de nuvem da empresa de pagamentos eletrônicos


A Thoughtworks anunciou acordo com a Cielo para a construção de uma plataforma tecnológica digital que melhora a experiência da equipe de desenvolvimento, possibilitando que os times de tecnologia mantenham o foco em clientes que utilizam os serviços da empresa.


Além de agilizar e habilitar a criação de novos recursos e componentes de tecnologia, o desenvolvimento dessa nova plataforma irá assegurar a padronização da entrega de ambientes de infraestrutura, evitando que as equipes tenham que se preocupar com padrões arquiteturais e processos de infraestrutura. 


“Com o mercado de pagamentos vivendo uma transformação significativa, a Cielo tem buscado apoiar seus clientes – de empreendedores individuais a grandes varejistas – na transição para o mundo virtual por meio de produtos digitais atrativos e inovadores”, afirma Ricardo Cavalcanti, Managing Director, Local Market Unit da Thoughtworks Brasil.


Um aspecto crucial para a escolha da Thoughtworks foi a sua expertise em estratégia de plataformas digitais com ênfase na evolução da chamada “developer experience“. A plataforma que está sendo construída em conjunto com a Cielo permitirá que a experiência e a performance de pessoas desenvolvedoras impactem diretamente a eficiência da entrega em termos de qualidade e velocidade. Esse impacto é viabilizado por meio de poderosos recursos de plataforma de autoatendimento que realizam o trabalho sem introduzir atrito de produtividade.


“Entre os resultados que serão obtidos no curto prazo, podemos destacar a abstração de uma nova camada de qualidade e segurança, que proporcionará uma redução na carga cognitiva, consequentemente reduzindo o tempo de lançamento e a construção de produtos digitais mais seguros e confiáveis”, explica Juliano Domingues, Technical Principal na Thoughtworks. “Outros benefícios incluem a automação dos processos de governança, reduzindo o prazo de entrega de produtos digitais, e a disponibilização facilitada de arquiteturas de referência, aumentando a eficiência da estratégia de nuvem da Cielo”, conclui Domingues.


De acordo com o Mauro Gomide, Diretor de Tecnologia da Cielo, a companhia espera que o desenvolvimento da plataforma em conjunto com a Thoughtworks acelere a evolução de seus produtos e serviços, habilitando padrões arquiteturais e eliminando processos burocráticos. “Estamos empolgados em otimizar, simplificar e agilizar nossos ambientes de entrega para acelerar o tempo de lançamento de novos produtos e serviços para facilitar a vida dos nossos clientes”, afirma Mauro.


“Batizamos a plataforma de Thor, por causa do poder que proporcionará em termos de entrega. A inovação é a nossa ferramenta de transformação e de apoio a mais de milhões de brasileiros”, completa Marcos Rodrigues, Superintendente de Cloud e SRE da Cielo.

>> Panorama