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Banco Original firma parceria com FICO para plataforma 100% digital

Banco Original firma parceria com FICO para plataforma 100% digital

Soluções de segurança devem suportar operações online de originação e gestão de clientes, de forma segura, simplificada e com menor burocracia

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O Banco Original selecionou a FICO como parceira estratégica para o lançamento de sua plataforma digital. A instituição financeira, sediada em São Paulo, queria criar um processo de originação seguro e simplificado para reduzir burocracia, sem abrir mão da segurança. Dessa forma, o banco selecionou as soluções FICO Origination Manager Decision Module (OMDM) e Falcon Application Fraud Manager (APM) para gerenciar as operações crédito e executar prevenção à fraude.

 

“Nosso contato com o cliente é 100% digital.”, afirma Alexandre Pinelli, Superintendente de Tecnologia da Informação do Banco Original. “Por isso, precisamos ter soluções e tecnologias que nos permitam conhecer o perfil desse cliente dentro da operação digital e tomar as decisões corretas, o mais rápido possível”, diz.

 

O Banco Original, lançado no final de março de 2016, nasceu para atender a necessidade de um consumidor digital que busca menos burocracia, mais agilidade e um atendimento personalizado. Em apenas dois anos, o banco superou a marca de 600 mil clientes, com uma base de mais de 1.000 funcionários, R$ 2,2 bilhões em patrimônio, R$ 8,8 bilhões em ativos e R$ 5 bilhões em carteira de crédito.

 

“Acreditamos que temos o portfólio de serviços mais completo dentre os bancos digitais com produtos como conta corrente, cartões, empréstimos, investimentos, seguros e previdência, além de um roadmap muito claro de evolução para nossos produtos e serviços”, acrescenta Alexandre Pinelli.

 

Operação 100% digital

 

“O desafio de um banco digital vai muito além de oferecer um canal online para o cliente abrir uma conta ou realizar transações bancárias. Esse ambiente tem que ser totalmente digital. Por isso, desenvolvemos uma esteira de abertura de conta eficiente, limpa e com decisões mais automatizadas possíveis”, Pinelli revela.

 

Na originação, os sistemas do Banco Original captam todas as informações enviadas pelos clientes, além de dados externos, como os fornecidos por bureaus de crédito, por exemplo. Depois de coletadas, todas as informações dos clientes são processadas nos motores de regras FICO em tempo real.

 

A escolha da FICO foi feita de forma muito criteriosa pelo banco, que conduziu RFPs (sigla em inglês para pedido de proposta), Provas de Conceito (PoC), operações piloto, mas também avaliou outros fornecedores, em um processo que levou cinco meses para ser concluído.

 

“Essa etapa foi fundamental para que a integração com nossa esteira de abertura de conta acontecesse de forma totalmente automatizada e transparente para o cliente”, afirma Pinelli. “Durante toda a fase de implementação, a FICO mostrou muita capacitação e uma excelente adaptação e flexibilidade ao nosso cronograma enxuto e mudanças no escopo, prazos e atuação. Foi uma verdadeira parceira estratégica”, atesta o executivo.

 

O resultado foi uma operação eficiente, rápida, com baixíssimo índice de fraude e opções de concessão de crédito adequadas ao porte do banco e ao perfil de cada cliente, tudo de forma muito ágil. Estudo recente conduzido pelo banco JP Morgan Chase, sobre bancos digitais em operação no Brasil, apontou o Banco Original como o mais ágil de todos no processo de abertura de conta corrente e entrega de cartão de crédito aos correntistas.

 

Os próximos passos do banco em tecnologia visam a melhoria de processos, usando recursos como inteligência artificial, redes neurais e machine learning, entre outras tendências. “Estamos discutindo e avaliando todas as possibilidades”, antecipa Pinelli.

 

“O Banco Original é um daqueles projetos que comprovam o que é possível ser realizado quando abordamos um problema por um novo ângulo”, diz Ricardo Cheida de Oliveira, country manager da FICO no Brasil. “Temos muito orgulho de poder participar de forma ativa dessa operação digital, desde seu conceito até a execução e operação diária. Não foi apenas um projeto de referência para a equipe FICO no Brasil e na América Latina, mas também um modelo excepcional de digital banking para o setor em todo o mundo”, conclui Cheida.

 

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