>> Destaque - Saúde

Unimed Rio Preto aposta em tecnologia para melhorar atendimento aos pacientes

Por: Redação, ⌚ 08/07/2022 às 14h54 - Atualizado em 08/07/2022 às 15h55

Ferramenta implementada passa maior transparência de dados e auxilia idosos da Unimed por meio de um programa de prescrição. Além disso, a inteligência artificial é utilizada para gerar relatórios individuais e populacionais aprofundados


A TechBalance realizou uma parceria com a Unimed Rio Preto e os resultados dos idosos mostram melhorias neste grupo. A unidade da gigante do ramo da saúde em São José do Rio Preto, município do interior de São Paulo, conta com mais de 260 mil beneficiários. Os pacientes com idade entre 61 e 80 anos são aproximadamente 80% do público idoso da unidade, que registra 65% dos seus seniores com sobrepeso e obesidade e 20% deles com hipertensão.


O trabalho realizado pelo corpo clínico da Unimed Rio Preto em parceria com a TechBalance mostra que mais de 1.100 idosos foram impactados, com mais de 500 avaliações presenciais feitas e uma taxa de 60% de melhora motora, além de aproximadamente 85% de estabilidade para a categoria “risco e fragilidade”.


“Isso é resultado do bom trabalho da equipe clínica da Unimed Rio Preto; a ferramenta TechBalance trouxe transparência para todas essas informações sobre os idosos. Ela também auxiliou através dos laudos que trazemos aos pacientes com um programa de prescrição, explica Fabiana Almeida, CEO da Tech Balance.


O trabalho de saúde preventiva realizado pela Unimed com o grupo de idosos vai ao encontro do serviço que a TechBalance oferece, afinal, a empresa tem como lema a prevenção como a maneira mais eficiente de cuidar das pessoas. Por meio de uma tecnologia refinada no gerenciamento de pacientes com foco na avaliação e monitoramento da saúde física e motora, a ferramenta da companhia utiliza inteligência artificial para gerar relatórios individuais e populacionais aprofundados”, destaca Almeida.


A utilização de ferramentas tecnológicas no ramo da saúde ganha cada vez mais espaço, já que viabiliza maior assertividade no exercício da medicina e promove mais bem estar aos pacientes. São José do Rio Preto, município onde a Unimed realizou a parceria com a TechBalance, é um dos pólos mais avançados em soluções tecnológicas voltadas à saúde no país, já que conta com um parque tecnológico para viabilizar estratégias no tema.


No início deste ano, a cooperativa médica Unimed de São José do Rio Preto inaugurou uma unidade no local para desenvolver inovações na área da saúde, iniciativa chamada de “Inovação é Vida”.

>> Destaques