>> Destaque - Indústria

UISA acelera transformação digital com soluções

Por: Redação, ⌚ 18/12/2020 às 16h33 - Atualizado em 18/12/2020 às 17h49

A companhia reduziu custos operacionais, eliminou fitas de backup de dados e diminuiu custos com licenciamento do Microsoft Office 365

A Veeam é a empresa responsável por fornecer as soluções que ajudaram a UISA, referência no setor sucroenergético que produz bioenergia, etanol e açúcar, a desenvolver uma arquitetura tecnológica que propicie mais inovação, agilidade e segurança para o negócio à medida que avança com a Transformação Digital. Com isso, a companhia reduziu custos operacionais, eliminou fitas de backup de dados, diminuiu custos com licenciamento do Microsoft Office 365, abaixou a janela de backup em mais de 50%, entre outros benefícios. A UISA fez uso das soluções Veeam Backup & Replication e Veeam Backup for Microsoft Office 365.


Em uma empresa como a UISA, na qual os processos industriais e agrícolas trabalham em regime 24×7 e são interligados de maneira contínua, é de suma importância que a sustentação tecnológica seja bem-feita para evitar gargalos. A falta de operação pode alcançar prejuízos de R$ 3.5 milhões diariamente, mesmo sem estar 100% parada, mas com apenas um servidor industrial inativo, por exemplo.


“No que tange a backup e recuperação de dados, precisamos ter a noção que uma empresa como a UISA perde se não estiver produzindo. Se tivermos uma parada, precisamos que o sistema se recupere no menor tempo possível e com o máximo de confiabilidade e segurança, para assim, diminuirmos o impacto na operação industrial e mantemos a margem de lucro. É importante ter uma ferramenta estruturada como aliada e com funcionalidades que nos auxiliem a retornar o ambiente para a operação de forma limpa, rápida, sem impactar o que é o core business da UISA: a produção de bioenergia”, explica Rodrigo Ribeiro Gonçalves, gerente executivo de TI da UISA.


Segundo o executivo, foi descoberto que em um dos datacenters da companhia não estava sendo feita a gestão do ambiente devido a alguma falha operacional. Com o apoio da Veeam, foi decidido mover todo o ambiente SAP para o on premise. “Para isso, prevíamos uma parada de 40 horas, com inúmeras falhas, muita gente envolvida, testes, configurações, entre outros riscos mapeados. No entanto, oito horas após o início dos trabalhos com a solução Veeam Backup & Replication, todos os nossos ambientes SAP (PRD, QAS, DEV) estavam operando e o ambiente liberado para utilização. Ao reduzirmos o tempo de parada de 40 para oito horas, utilizando apenas a ferramenta da Veeam e um analista Sênior, mantivemos a produção praticamente ininterrupta, resultando numa economia de mais de R$ 1,5 milhão durante esse processo para a companhia”, disse Gonçalves.


Com o sucesso dessa experiência, a companhia resolveu implementar o Veeam Backup for Microsoft Office 365 que, além do backup do Exchange Online, também proporciona a retenção de dados do OneDrive e Sharepoint, utilizando Microsoft Azure totalmente integrado de forma nativa ao Veeam Backup for Microsoft Office 365, proporcionando uma redução de custos de aproximadamente 30% nos valores relativos ao licenciamento do Office 365.



Após mais esse retorno positivo, Gonçalves optou por eliminar as fitas de backup e adicionar o backup 100% em cloud, novamente em parceria com a Veeam. “A Veeam administra nosso backup com excelência, além de prover testes e nos proporcionar redução de custos com hardware e software em torno de 38% do total gasto com backup na companhia. Além disso, reduzimos nossa janela de backup em mais de 50% do tempo, saindo de 17 horas para 4.1 horas no total”, explicou.


Atualmente, todo ambiente industrial, cloud, administrativo, industrial 4.0, e-mails, backups end point, performance industrial, entre outros, são suportados pela Veeam, que nos permite focar na transformação do negócio. “A Veeam possui soluções completas que nos ajudam a solucionar diversos desafios de negócios de forma simples e resiliente, com ferramentas de compressão e deduplicação altamente eficientes, integradas ao nosso ambiente VMWare e Pure Storage. Selecionamos a dedo a VEEAM para nos apoiar com toda a sustentação do nosso ambiente de indústria 4.0, agrícola 4.0 e desenvolvimento corporativo através de suas soluções”.



“A BS4IT, uma empresa Veeam Platinum ProPartner, é a nossa parceira na implementação dos projetos estratégicos e atua 100% nos programas de reestruturação do ambiente de TAI (Tecnologia da Automação e Inovação) da UISA, trazendo um time técnico de alto conhecimento na ferramenta Veeam que agrega muito valor para a companhia”, destacou Gonçalves. Segundo o executivo, a parceria com a BS4IT é muito importante, pois eles se preocupam em entregar a melhor solução, dentro do menor tempo possível e com a melhor qualidade. “Atualmente, a BS4IT sustenta todo o ambiente de infraestrutura e operação do Grupo UISA 24×7, nos apoiando e dando mais tranquilidade para trabalhar junto ao business da companhia”, finaliza Gonçalves.

>> Destaques