>> Destaque - Finanças

Sicoob Engecred garante produtividade e economia de recursos apostando em tecnologia

Por: Redação, ⌚ 08/04/2022 às 16h56 - Atualizado em 13/04/2022 às 12h43

Instituição financeira apostou em ferramentas de Virtualização e Hiperconvergência para sustentar crescimento, beneficiando cerca de 200 colaboradores


A Sicoob Engecred modernizou sua estrutura de TI com apoio da Populos e em apenas três meses registrou ganhos expressivos de produtividade e economia de recursos. A companhia trabalhava com estruturas legadas e precisava de flexibilidade e escalabilidade para acompanhar o crescimento da operação. Além disso, o parque tecnológico já estava no seu limite e precisava ser modernizado.


Segundo o gerente de TI da Sicoob Engecred, Rodrigo Escorcio, a organização precisava de plataformas para impulsionar a expansão e ao mesmo tempo otimizar tarefas em modelos de trabalho híbrido. “A infraestrutura anterior rodava em três camadas: storage, switch SAN e servidores, e o upgrade desse cenário envolveria investimentos pesados na aquisição de máquinas e softwares, o que nos desafiou ir em busca de alternativas mais modernas e com melhor custo-benefício”, comenta o executivo, que está há 13 anos à frente da área de TI na Sicoob Engecred.


A Sicoob Engecred já mantinha uma relação de seis anos com a Populos na virtualização de desktops, e decidiu consultar a parceira de tecnologia em busca de uma solução que atendesse às necessidades da instituição financeira.


O executivo da Sicoob Engecred acrescenta que a solução adotada foi a de hiperconvergência da Nutanix, por ser uma plataforma flexível e com alta capacidade de integração entre equipamentos de diferentes configurações e gerações. Além disso, a Nutanix já trazia embarcadas ferramentas estratégicas, como o Acropolis Hypervisor, além de recursos de segurança (Nutanix FLOW) e gerenciamento de arquivos (Nutanix FILES), dispensando a compra de múltiplas licenças”, destaca.


De acordo com Escorcio, esse conjunto de funcionalidades supriu de imediato a carência que a empresa mantinha por escalabilidade e segurança, com performance e suporte a diversos tipos de workload, entregando agilidade no atendimento e confiabilidade no ecossistema.


Primeiros benefícios


“Com o upgrade na estrutura física e nas aplicações, conseguimos entregar com segurança e alta disponibilidade os desktops virtuais e outras soluções que potencializaram estratégias, oportunidades de negócios e capacidade de expansão da Sicoob Engecred”, diz Escorcio. Ele comenta que, para o time de operações e administração do ambiente, os benefícios foram imediatos. Já na gestão, em menos de três meses os benefícios foram percebidos.


O gerente de TI destaca ainda que a nova infraestrutura, mais ágil e enxuta, simplificou a gestão de todo o parque (hardwares, firmwares e softwares), pois tudo está concentrado em única plataforma, com melhor tempo de resposta. A nova configuração também já garantiu à empresa a economia no consumo de energia, especialmente com climatização, e diminuição do espaço físico.


O engenheiro da Populos, Gabriel Amorim, acrescenta que, com a integração das soluções Citrix em plataforma Nutanix, as tarefas passaram a ser realizadas em menos da metade do tempo. “Derrubamos para 18 segundos o tempo de execução em processos que demoravam 50 segundos para rodar”, afirma.


Implementação segura sem causar impactos na operação


Dos primeiros estudos ao início da utilização, o projeto demorou seis meses para ser concluído e foi entregue em novembro de 2021. Na opinião de Escorcio, todo o processo de implementação foi “fluido”, sem intercorrências, não causando nenhum impacto nas atividades rotineiras da empresa.


A estratégia utilizada pela Populos foi a criação de uma estrutura paralela a que estava em uso, permitindo que a transição ocorresse de forma transparente para os usuários e para o ambiente legado, um ponto extremamente positivo para o modelo de negócio da Sicoob Engecred. O treinamento também ficou sob responsabilidade da Populos, que preparou a equipe de TI para extrair o melhor da plataforma desde a migração.


Hoje, a estrutura de TI da Sicoob Engecred é dividida em cinco unidades: Suporte, Infraestrutura, BI, Desenvolvimento & Qualidade e Processo. Já na estrutura de Data Centers, a empresa conta com um site principal e um de contingência, segregados geograficamente, ambos com classificação Tier 2, onde é realizada a administração de todo o ambiente e de todos os pontos de atendimento.

>> Destaques