>> Destaque - Serviços

São Paulo Futebol Clube aposta em big data e IA para detectar e evitar riscos

Por: Redação, ⌚ 06/05/2022 às 15h12 - Atualizado em 06/05/2022 às 15h12

Tecnologia tem como objetivo reduzir riscos comerciais, otimizar as avaliações contratuais e fortalecer o vínculo do clube com a transparência


A Neoway e o São Paulo Futebol Clube fecharam parceria para o Programa de Integridade do Tricolor (PIT). Criado em 2021 para orientar a conduta política da instituição e funcionários do clube, o intuito do programa é reduzir os riscos comerciais, otimizar as avaliações contratuais e fortalecer o vínculo do clube com a ética e com a transparência, por meio de certificações e da adesão ao Programa Pacto Pelo Esporte.


“Não há segmento da economia que possa ser eficiente e competitivo sem agregar tecnologia à sua gestão estratégica. Não é diferente no esporte e entretenimento. As soluções da Neoway dão mais segurança e previsibilidade para a operação de todas as nossas áreas, do marketing ao social. Isso é essencial para a saúde econômica e financeira do clube”, comenta Roberto Armelin, Diretor Jurídico e Compliance Officer do São Paulo Futebol Clube.


As ferramentas de big data e inteligência artificial da Neoway são utilizadas para due dilligence, monitoramento de processos e acompanhamento de procedimentos.


Após um ano de implementação das soluções, os resultados já se mostram bastante satisfatórios. Cerca de 60% dos casos submetidos às análises acabam apresentando algum sinal de alerta, seja conflito de interesse ou situações que inviabilizam o negócio.


“O mundo está cada vez mais pautado na ética e transparência. O esporte segue essa tendência. Novos modelos de negócios, como a Sociedade Anônima do Futebol ou o Pacto Pelo Esporte, por exemplo, têm trazido esses pontos como premissas básicas. Diante desse cenário, a tecnologia é um grande facilitador e já percebemos uma maior procura pela gestão do risco de compliance automatizada”, afirma Luciana Silveira, Chief Compliance Officer da Neoway.

>> Destaques