>> Destaque - Varejo

RaiaDrogasil aumenta em 70% a produtividade para análise de dados

Por: Redação, ⌚ 22/11/2021 às 17h18 - Atualizado em 22/11/2021 às 18h11

Companhia passou a fazer diversas análises e em menor tempo, ganhando em produtividade, performance, eficiência e confiabilidade, o que permite direcionar as energias do time para tarefas mais estratégicas


A RD-RaiaDrogasil aumentou em 70% sua produtividade para análise de dados com Alteryx. O processo de implementação da ferramenta foi realizado pela NORDICA.


A companhia precisava de uma solução robusta, capaz de processar grandes volumes de dados e unificando diversas fontes de informação em um único lugar. Entre os objetivos estavam automatizar processos manuais e, portanto, otimizar o tempo dos colaboradores, além de garantir a tomada de decisões com base em análise de dados, possibilitando o acesso granular das informações.


O Alteryx facilitou a análise além de centralizar o processo de automação, mapeamento e visualização de dados. Com a ferramenta, que apresenta uma interface simples e amigável para usuários não técnicos, a companhia consegue fazer diversas análises e em menor tempo, ganhando em produtividade, performance, eficiência e confiabilidade, o que permite direcionar as energias do time para tarefas mais estratégicas.


“Tivemos ganhos de, em média, 70% de produtividade. Além disso, por meio de um programa de democratização dos dados e uso intenso da ferramenta Alteryx, desenvolvemos insights para inovar dentro das áreas de negócio e enxergar novas possibilidades. Ganhamos em agilidade, flexibilidade, escalabilidade, abrangência da checagem e hoje temos controles mais efetivos e maior visibilidade”, comenta Sérgio Lopes, Chief Data Officer/diretor de Democratização de Dados da RD.


Juliana Mendes, Data Analytics da NORDICA, explica que foi realizada uma imersão completa dentro das áreas da RD para extrair ao máximo as potencialidades do Alteryx. Foi desenvolvido um trabalho multidisciplinar que envolveu várias áreas da empresa, desde operações das lojas, até a diretoria, visando garantir a eficiência do fluxo e a visibilidade dos dados em toda a operação.


Lopes reforça a qualidade de todo o processo de implementação, suporte e consultoria do time NORDICA que auxiliou a RD a vencer o período de adaptação com excelência. Desde a implementação, iniciada em fevereiro e finalizada em junho deste ano, sendo um período de intensa consultoria que ajudou a companhia a identificar possíveis melhorias.


Criada em novembro de 2011 a partir da fusão entre Raia S.A. e Drogasil S.A, hoje a companhia conta com mais de 47.000 funcionários atuando em 24 estados e, no último ano, obteve um faturamento de R$ 21,2 bilhões.

>> Destaques