>> Destaque - Varejo

Pague Menos agiliza operações e reduz custos com adoção de tecnologia

Por: Redação, ⌚ 04/01/2022 às 15h32 - Atualizado em 04/01/2022 às 15h32

Avançando em sua estratégia de transformação digital, companhia gerou economia de até 40% em seus processos de compra com o uso de soluções da SAP

A Pague Menos, uma das maiores redes de farmácias do Brasil, deu mais um passo importante para consolidar seu processo de transformação digital ao ampliar sua parceria com a SAP. A empresa converteu o SAP ECC para o SAP S/4HANA, um sistema de planejamento marcado pela integração de tecnologias inteligentes como inteligência artificial, Machine Learning e outras funções analíticas avançadas. Também adotou a solução de compras Ariba Sourcing para melhorar seus processos de compras e compliance.

A acessibilidade e escalabilidade são apontadas pela Pague Menos como pontos fortes da tecnologia. Essas características estão em linha com os objetivos da companhia, que investe continuamente em omnicanalidade e a integração completa entre lojas físicas, site, app, marketplace, televendas, plataforma de conteúdo e parceiros, intensificando a forte sinergia existente entre todos os produtos e serviços do Hub de Saúde da rede.  A adoção da solução agilizou a geração de relatórios, acabou com as limitações de lançamentos dos rateios e integrou as ferramentas de BI.

“A tecnologia nos ajudou a agilizar consideravelmente a produção de relatórios diversos, como por exemplo, o de fluxo de caixa. Essa agilidade trouxe para a Pague Menos mais velocidade e assertividade na tomada de decisões de curto prazo” explica Eduardo Dias, Diretor Financeiro da Pague Menos. “Agora também conseguimos efetuar modelagem de riscos que nos ajudam a assumir novos desafios de investimentos, o que se traduz em um maior retorno para nossos stakeholders. ”

O processo de conversão ocorreu em tempo recorde: originalmente levaria até 16 meses para ser finalizado, mas foi concluído em quatro meses por meio de um software de inteligência artificial, o Mignow. “O uso dessa ferramenta nos permitiu antecipar e resolver possíveis problemas, aliada a uma forte metodologia que nos proporcionou eficiência e otimização de recursos”, observa Joaquim Garcia, vice-presidente de TI & Transformação da Pague Menos.  

“A Pague Menos é uma empresa de grande capilaridade, com lojas espalhadas por todo o território nacional. Integrar setores e otimizar processos são atividades essenciais para que a transformação digital entregue todo o seu potencial dentro da empresa”, afirmou Carlos Meleiro, General Manager da SAP Services Brasil. “A integração entre várias soluções da SAP gera uma agilidade operacional que é sentida na ponta e o resultado é uma melhor experiência para todos os clientes que frequentam as mais de mil e cem lojas da companhia e também interagem por meio de canais digitais.”

Redução de até 40% em custos com Ariba Sourcing

Além do S/4HANA, a Pague Menos também adotou as soluções Ariba Sourcing e o Banco de Dados in memory SAP HANA para remodelar seus processos de compra. A adoção do Ariba Sourcing trouxe mais agilidade para os processos de compra da Pague Menos, além de gerarem uma economia expressiva nas compras. Entre a redução de riscos, a melhor visibilidade da cadeia de suprimentos e a análise inteligente de fornecedores, a Pague Menos não só reduziu seus custos como também fortaleceu suas operações de compliance.

“No primeiro mês após a implantação, efetuamos 18 processos de compras pelo Ariba Sourcing, nos quais contabilizamos ganhos expressivos de agilidade e, principalmente, redução de custos”, afirmou Nilton Otávio, Diretor Administrativo da Pague Menos. “Realizamos compras em diversas categoriais, entre elas equipamentos, mobiliário, logística, telecomunicações, TI entre outros, e em alguns casos chegamos a computar uma economia de até 40%”, conclui.

>> Destaques