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Ipiranga gerencia experiência dos colaboradores com solução Qualtrics Remote Pulse

Ipiranga gerencia experiência dos colaboradores com solução Qualtrics Remote Pulse

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Ferramenta da SAP ajuda a determinar qual o nível de preparação da empresa e dos colaboradores para o home office. Também é possível medir em tempo real como está evoluindo o trabalho remoto


A Ipiranga adotou a solução SAP Qualtrics Remote Work Pulse para monitorar seus funcionários que precisaram realizar adaptações em suas rotinas e processos para enfrentamento da epidemia do novo coronavírus. Cerca de 1500 profissionais das áreas administrativas e comercial foram rapidamente direcionadas para o trabalho em home office e os profissionais da área de operação, considerada como essencial, precisaram se adequar às alterações realizadas nas centrais de distribuição, operação das bases e no transporte de suprimentos.



A área de comunicação e engajamento de pessoal foi responsável pela implementação da solução, que foi disponibilizada pela SAP por 90 dias sem custos para contribuir com os processos de negócios de clientes e não clientes no enfrentamento da Covid-19. A ferramenta permitiu que a Ipiranga realizasse rapidamente duas pesquisa enviadas para toda a base de funcionários para avaliar as medidas adotadas pela empresa e mapear dificuldades para aprimoramento das iniciativas. Os dados das pesquisas foram totalmente anonimizados, permitindo que os funcionários expressem seu estado emocional e a satisfação com as condições de trabalho, sem qualquer possibilidade de identificação.



Segundo a empresa, as pesquisas foram bem recebidas pelos funcionários e alcançaram um índice de respostas de 80%, considerado muito positivo. O envio da pesquisa permitiu entender rapidamente as demandas dos colaboradores e tomar as decisões necessárias para continuidade da operação mesmo diante de uma mudança que não estava planejada. A Ipiranga pode adequar processos relacionados à comunicação, produtividade, infraestrutura e ações apoio à saúde física e mental dos colaboradores.



Como são dois grupos com realidades distintas a pesquisa foi adaptada para os times dos escritórios e os de operação e permitiu identificar o sentimento de clima das equipes. Um ponto destacado pela Ipiranga foi a facilidade para adaptar o questionário à realidade da empresa, o suporte oferecido pelo time de SAP Qualtrics e a geração de relatórios analíticos em diferentes formatos, o que facilitou a tomada de decisão pelas áreas. Além de Comunicação e Recursos Humanos, o processo contou com a participação dos times de saúde ocupacional, TI, operacional e segurança.



“Para a SAP Qualtrics é motivo de satisfação saber que contribuímos com os processos de adaptação da Ipiranga com uma solução que foi desenvolvida rapidamente pela SAP e disponibilizada para ajudar as empresas, de diferentes setores, a se adequarem à realidade imposta pelo novo coronavírus. A solução vem sendo utilizada por diversas empresas que, como a Ipiranga prestam serviços essenciais e cuja operação não pode parar”, ressalta João Araujo, vice-presidente de SAP Qualtrics no Brasil.



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